Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Governo de PE confirma dois primeiros casos da variante Delta

Pernambuco registrou, nesta quarta (14), os dois primeiros casos da variante Delta do novo coronavírus em tripulantes filipinos de um navio cargueiro que está atracado no Porto do Recife. A informação foi confirmada pelo Governo de Pernambuco, em coletiva realizada pela internet.

De acordo com o secretário de Saúde, André Longo, o governo está monitorando os 19 tripulantes do cargueiro Shoveler, de Chipre, e também os 27 profissionais de saúde que tiveram contato com os os filipinos.

No dia 5 de julho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que nove dos 19 tripulantes da embarcação testaram positivo para Covid-19. Seis passam bem e estão isolados no navio. Três estão internados em um hospital particular do Recife.

Os dois pacientes que testaram positivo para a variante Delta tem 25 e 48 anos. Eles estão em leito enfermaria e passam bem. Outro filipino está internado em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A embarcação veio da Suécia e iria para o Paraná com uma carga de malte. Ela está retida no Recife desde o dia 30 de junho por conta da suspeita de casos da Covid-19.

O secretário explicou que foi iniciado um processo de vigilância e monitoramento dos tripulantes e seus contatantes e disse que as amostras biológicas dos outros casos positivos não tinham um grau de virulência para sequenciamento genético, ou seja, não tinham capacidade de produzir efeitos graves ou fatais.

“Até agora uma profissional de saúde testou positivo para a Covid-19. Ela está assintomática, em isolamento domiciliar e iremos sequenciar as suas amostras. Seus contatantes próximos também estão sendo testados para Covid-19. Determinamos o monitoramento intensivo de todos ao redor desse caso”, afirmou o secretário.

Após a confirmação da presença da variante indiana da Covid-19 no estado, o governo solicitou ao Ministério da Saúde o envio para Pernambuco de 420 mil doses extras de vacinas contra a Covid-19 e 840 mil testes de antígeno. “Solicitamos o mesmo tratamento dispensado ao Maranhão após a confirmação de casos da variante delta”, afirmou André Longo.

Fonte: G1