Gonzaga Patriota defende transferência da eleição municipal para os dias 6 e 20 de dezembro

Divergindo dos senadores, que aprovaram adiamento da eleição municipal para novembro, o deputado federal Gonzaga Patriota defende que o pleito seja realizado nos dias 6 e 20 de dezembro. O parlamentar apresentou a PEC nᵒ 18/2020, propondo a postergação do ato democrático para o último mês do ano. A sugestão também estabelece novas datas para as outras etapas do processo eleitoral.

Gonzaga destaca que diante do cenário incerto da pandemia do novo coronavírus, os candidatos precisam de mais tempo e os eleitores de segurança para votar. “É possível que o adiamento do primeiro turno do pleito eleitoral para 15 de novembro não seja uma extensão suficiente de tempo. No país o voto é obrigatório, logo é esperado que, mesmo considerando a média de abstenções das eleições anteriores, o número de pessoas circulando em um mesmo dia nas ruas do país seja bem superior a 100 milhões de cidadãos”, justifica.

“Temos ciência que qualquer modificação na data da eleição tem impacto direto em todos os demais prazos que se relacionam com o pleito eleitoral. Entretanto, optamos por só propor a mudança de data dos dois turnos de votação e um ajuste à data de diplomação, deixando a cargo do relator da PEC 18/2020 na Câmara dos Deputados a adequação ou não dos demais marcos do calendário eleitoral”, completa o deputado, que defende a diplomação no dia 27 de dezembro.

Da redação do Blog Alvinho Patriota