Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Gonzaga Patriota defende que Campus Salgueiro da Univasf seja construído às margens da BR-232, onde ficam outras instituições de ensino

O deputado federal Gonzaga Patriota se opõe ao projeto de construção do Campus Salgueiro da Univasf na antiga estação ferroviária. Para o parlamentar, o local mais apropriado seria às margens da BR-232, na saída para Recife, onde ficam outras instituições de ensino, como o IF Sertão-PE, a UPE e a EREMSAL. Assim, a área se consolidaria como a ‘Cidade Universitária’ da região.

“Defendo que a instalação da unidade da Univasf em Salgueiro seja feita na área onde estão localizados o Instituto Federal do Sertão-PE, a Escola de Referência e a UPE. Trata-se de uma área especial que deve ser bem explorada e aproveitada, como um polo cultural de qualidade”, ressalta.

“Devemos pensar e defender não apenas a implantação da Univasf no município, mas a criação da Cidade Universitária, com a possibilidade de transferir para aquela área a Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC), que precisa se expandir e oferecer mais cursos à juventude de Salgueiro e dos municípios circunvizinhos”.

O parlamentar ainda destaca que, juntamente com a então deputada federal Creuza Pereira e Pastor Eurico, aprovou uma emenda de bancada ao Orçamento Geral da União (OGU), destinando R$ 3 milhões para a construção do campus no município.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

7 comentários sobre “Gonzaga Patriota defende que Campus Salgueiro da Univasf seja construído às margens da BR-232, onde ficam outras instituições de ensino

  1. GONZAGA PATRIOTA

    AGRADEÇO TODOS OS COMENTÁRIOS, ISTO AJUDA MUITO A ESTE GRANDE PROJETO PARA NOSSA QUERIDA SALGUEIRO, QUE É O ENSINO UNIVERSITÁRIO E QUE VAI TRAZER PARA NOSSA TERRA, GENTE DE MUITOS OUTROS MUNICÍPIOS E ESTADOS.
    COM TODO RESPEITO AOS COMENTÁRIOS DE OZANIR E DE CARLOS ALBERTO DE SOUZA, CITO A SEDE DA UNIVASF, EM PETROLINA, QUE SAIU DO CENTRO, PARQUE JOSEFA COELHO, PARA AS MARGENS DA BR 407, NO PROJETO DE IRRIGAÇÃO, DESTINO A AFRÂNIO. MEU AMOR POR SALGUEIRO É TÃO GRANDE QUE JÁ LEVEI PARA ELA COISAS TAMBÉM GRANDES, COMO A FERROVIA TRANSNORDESTINA E, FUTURAMENTE A ZONA FRANCA DO SEMIÁRIDO.
    ABRAÇOS,

    GONZAGA PATRIOTA

  2. Izilda Antonia de Sá

    Brilhante sugestão do nobre Deputado Federal. Um polo universitário, que atenda às esferas circunvizinhas. Agregando serviços de apoio, como transporte. Uma ponte para o futuro.

  3. M. Carvalho

    Concordo com o deputado Gonzaga, pois vai toda uma logística, inclusive para os estudantes que vão de fora. Os carros ficariam todos numa localização só. Assim como o pessoal q vende lanches e comidas. Uma cidade universitária. Seria bem mais viável pra todo mundo.

  4. Vanessa

    Visando benéfico a quem? Injusto com a grande maioria dos estudantes que dependem de terceiros em questão de locomoção. Tendo que arcar com altas taxas como moto táxi, táxi ou até para quem precisa arcar com os custos do próprio transporte. Lugar perigoso, estranho e totalmente fora do que propuseram para nós que já fazemos parte da Univasf Salgueiro. E sim! O campus já existe e está sendo sediado na Fachusc de forma provisória. O que tem por trás de tudo isso? Vocês estão pensando realmente nos estudantes? Fui estudante do IF Sertão e EREMSAL, ambos na BR, em um deles estudei no turno da noite. E me recordo perfeitamente que a logística de ônibus da prefeitura não funcionava nada bem em nenhum horário. Ia extremamente lotado e nem sempre passava no horário certo. Sem falar em como é estranho o local a noite. Um certo dia tivemos aula ao sábado no IF, era dia de aula prática e terminava no final da tarde. Éramos 6 alunos. Quando a aula terminou, lá como sempre estava muito deserto um de nós 6 tinha seu próprio automóvel e em um ato de gentileza ofereceu uma carona até o Posto Raul Lins ali no Planalto que era um local mais movimentado e assim fomos. No entanto, antes de chegarmos lá fomos abordados por um carro da Polícia Rodoviária Federal e o rapaz que ofereceu gentilmente a carona levou uma multa por excesso de passageiros no veículo. A polícia estava fazendo apenas a sua função. O rapaz agiu apenas de forma gentil em não deixarmos vir a pé de lá pela a distância e principalmente pelo o perigo da BR. O único erro é o local da instituição que não é nada viável para quem não tem transporte. E mais, já vim a pés de lá também. E o que sofremos de assédio por homens que passavam na pista, não era pouco. Caminhoneiros buzinando, diminuindo a velocidade do carro, acenando, oferecendo carona.
    Pensem bem em criar uma cidade universitária fora do perímetro urbano que não favorece a os universitários!

    Ah e mais uma coisa, para uma cidade ser universitária precisa apenas de universidades e não que todas as universidades estejam vizinhas.

  5. Ozanir

    Muito mimimi, e pouca ação. As obras do campus era pra ter sido iniciadas em 2020, estamos em maio de 2021, e ainda estão discutindo localização. Por que o nobre deputado não se posicionou na época que o terreno foi doado? E o dinheiro que já foi investido no terreno da estação vai para
    o ralo, ou será devolvolvido para a Univasf? Deputado, pelo amor de Deus, lute pelos mais pobres, os ricos já tem o seu.

    1. Leitor do blog

      Perdeu votos com uma declaração coerente dessa? Pq uma cidade universitária em Salgueiro seria uma coisa ruim ao ponto de perder votos?