Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Gerente regional da Compesa diz que Adutora de Negreiros vai operar com 50% da vazão até março

Representantes da Compesa na região de Salgueiro foram entrevistados na manhã desta sexta-feira, 21, na rádio Asa Branca FM, e deram detalhes da conclusão da primeira etapa da Adutora de Negreiros. O Gerente de Negócios da estatal, Kássio Kramer, e o Gestor de Obras, Mário Solon, destacaram que o sistema foi testado com sucesso nessa quinta-feira, 20, fazendo a captação de água no reservatório e levando até a ETA (Estação de Tratamento de Água) de Salgueiro por 6 km de adutora. Até março, funcionará com 50% da vazão, porque ainda precisa de duas flutuantes de captação para operar com toda capacidade.

Mesmo sem o pleno funcionamento, Kássio disse que o teste feito ontem mostrou que a obra está pronta. “Foi um teste muito bem sucedido, foi um teste que mostrou que o sistema foi construído de forma adequada e que o sistema está pronto para fornecer água para Salgueiro. Funcionou por algumas horas, depois nós paramos porque teve um pequeno vazamento em uma conexão só. Um registro de 10 cm em 6 km de adutora, para você ver como é uma coisa pequena”, disse ao comunicador Thiago Lima.

Segundo o gerente, equipes da Compesa estão empenhadas na solução desse contratempo e a adutora deve ser religada hoje à tarde. Por enquanto, como já mencionado, funcionará com 50% de vazão, complementada pelo Sistema Adutor do Sertão, que faz a captação de água em Cabrobó. A nova adutora tem capacidade de fornecer 130 litros por segundo, mesma vazão da antiga, mas com a diferença de estar mais próxima da zona urbana e ter equipamentos novos. “Isso já vai ter um reflexo no abastecimento de Salgueiro, mas ainda tem uma etapa a ser cumprida nessa obra. A previsão é que até o final de março e início de abril a gente conclua 100% da obra e haja toda a vazão a partir desse sistema”, explicou.

Ainda de acordo com Kássio, a conclusão da primeira etapa, que estava prevista para outubro de 2021, atrasou devido à pandemia, por problemas no fornecimento de materiais. “Essa é uma obra complexa. Uma obra de R$ 8 milhões, equipamentos de porte grande e a gente teve esse problema da pandemia, que atrasou o fornecimento de materiais. A gente teve complicações com entrega de materiais, de bombas, de tubulações e conexões. Por ser uma adutora de porte grande, é complexo o fornecimento desses materiais sem estoque e além disso a gente teve que fabricar diversas conexões em campo já. Então, isso realmente atrasou a conclusão dessa primeira etapa”.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

2 comentários sobre “Gerente regional da Compesa diz que Adutora de Negreiros vai operar com 50% da vazão até março

  1. Charles

    É isso aí, operar em supostos 50% da capacidade, supostamente até março para não atrapalhar os investidores da Indústria da Falta d’água com seus estoques de caixas d’água, bombas, pipas, etc. Coincidentemente, todos eleitores de qual segmento no município? Como diziam os mais antigos: “conheço meu gado pelo badalo do chocalho”!