Fundação Cabras de Lampião capacita jovens de Serra Talhada como guias turísticos

Desde o final da semana passada, a Fundação Cabras de Lampião está formando jovens de Serra Talhada como guias turísticos, por meio do projeto “Pegadas de Lampião – Curso de Formação de Guias de Turismo”. A capacitação gratuita envolve 30 participantes e segue até o fim de fevereiro. O curso tem apoio da Prefeitura de Serra Talhada, Sebrae e Governo de Pernambuco.

Nas aulas os alunos percorrem locais históricos da ‘Capital do Xaxado’, como o sítio Passagem da Pedra (onde nasceu Lampião), a casa grande da Fazenda Pedreira (local de nascimento de Zé Saturnino – inimigo de Lampião) e a Pedra (onde aconteceu o primeiro confronto armado entre a família Ferreira e Zé Saturnino). Também fazem parte do curso locais simbólicos da zona urbana, a exemplo da serra que deu origem ao nome do município.

Os participantes ainda visitarão o Museu do Cangaço, maior do Brasil dedicado à história dos cangaceiros, localizado na antiga estação ferroviária da cidade. O local conta com relíquias relacionadas a Lampião, como utensílios domésticos, armas, fotografias, livros, filmes e documentários.

Depois de concluírem o curso, os jovens estarão aptos a atuar como guias turísticos em Serra Talhada, com conhecimento suficiente para guiar os turistas pelos pontos mais interessantes da maior cidade do Pajeú.

Da redação do Blog Alvinho Patriota