Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Fiscalização Preventiva encontra famílias morando dentro do lixão de Floresta

A equipe de Saneamento da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia do São Francisco em Pernambuco (FPI/PE) encontrou famílias morando dentro do lixão de Floresta nessa quinta-feira, 18. Entre as pessoas localizadas em situação degradante, estava uma criança de 12 anos que passou por cirurgia cardíaca no Recife e corria risco de vida naquele ambiente. Ela foi encaminhada ao hospital da cidade. Toda a ação foi acompanhada pela promotora de Justiça de Floresta, Kamila Guerra, e pela promotora de Paulo Afonso-BA, Luciana Khoury, coordenadora da FPI na Bahia.

Ao constatar várias pessoas morando no lixão, vivendo de catar lixo, os fiscais convidaram o prefeito e os secretários municipais de Floresta para observarem a situação e solucionarem o problema. O poder público deve levantar informações sobre as pessoas encontradas no local e adotar medidas para retirá-las imediatamente. Em seguida, precisa ajudá-las a formar cooperativas para que desempenhem a atividade de forma profissional e adequada.

Coordenadora da equipe de Saneamento da FPI/PE, Maria do Rosário Malheiros disse que a prefeitura deve proibir a entrada e permanência de pessoas no lixão, que recebe resíduos de todos os tipos, incluindo lixo industrial. Os gestores se comprometeram a executar as medidas necessárias.  

Da redação do Blog Alvinho Patriota