Discurso pronunciado pelo Deputado GONZAGA PATRIOTA – PSB/PE na Sessão do dia 24/03/2010.
Há 38 anos, exatamente em junho de 1972, minha cidade, Sertânia, sediou a I Exposição de Caprinos e Ovinos do Brasil, cujos maiores incentivadores foram: Francisco Perazzo, Deputado Estadual, no exercício de Secretário de Agricultura do Estado de Pernambuco; Guido Chaves, Prefeito do Município de Sertânia; José Leal, Diretor da Secretaria de Agricultura e Aluízio Florêncio, o Lulu, Chefe da Delegacia da Agricultura em Sertânia.
Durante essas quase quatro décadas, se sucederam anualmente essas exposições, transformando a minha querida Sertânia, na Capital Brasileira da Caprinovinocultura e uma das fontes de renda do seu pacato e bravo povo.
Em quase todos os eventos, Perazzo, Guido Chaves, Zé Leal e Lulu, como carinhosamente era chamado, se faziam presentes e ainda trabalhavam nessas festas dos animais.
Ocorre, Senhor Presidente, que no início deste ano, faleceu o ex-Deputado, Francisco Perazzo, em seguida Guido Chaves, e este mês, também nos deixaram, Zé Leal e Aluízio Florêncio, o amigo Lulu, os quais deixaram Sertânia, os criadores de caprinos e ovinos e os próprios animais de luto e, com muitas saudades dos criadores da Primeira Exposição de Caprinos e Ovinos do País.
Ao fazer desta tribuna com muita tristeza esse registro, transmito aos familiares, amigos e ao povo de Sertânia, os meus profundos sentimentos pelas partidas para a eternidade, de Francisco Perazzo, Guido Chaves, Zé Leal e Aluízio Florêncio, pessoas queridas, amigas, extraordinários pais de família e abnegados servidores do povo pernambucano.
Deixo minhas condolências e abraço fraterno especialmente aos familiares do querido Lulu, sua esposa Zenaide Lins Patriota e seus filhos: Francisco Florêncio, Aline Lins Florêncio e Clara Lins Florêncio.