A Escola Municipal Amigos do Bem, mantida pela ONG Amigos do Bem em Inajá, no Sertão do Pajeú, se destacou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2023 com uma nota que superou a média nacional e até do ensino privado.
Os dados divulgados pelo MEC essa semana informam que a unidade de ensino conseguiu 9,2 pontos no Ensino Fundamental, um resultado notável em comparação com a média nacional, que ficou abaixo de 6, e superior à média das escolas privadas, que ficou próximo de 7.
De acordo com a ONG, há 10 anos a escola atingia nota de apenas 3,5 pontos no IDEB, mas a chegada dos Amigos do Bem em 2017 marcou o início de uma significativa mudança na escola. Em pouco anos a unidade alcançou 7,1 pontos e chegou a 9,7 na mais recente avaliação.
Fundadora e presidente da ONG Amigos do Bem, Alcione Albanesi salienta que a educação transforma vidas. “Eu sempre falo que quem tem fome não é livre, e quem não sabe ler e escrever também não. Sabemos que a única forma de romper o ciclo de miséria secular no sertão é por meio da educação e do trabalho, promovendo a geração de renda e levando oportunidades, vidas”, afirma.
Ainda conforme a instituição, o resultado da escola de Inajá é mais notável quando comparado às notas alcançadas por escolas de estados e municípios mais desenvolvidos e com maior infraestrutura. “A nota que alcançamos hoje, de 9,2, é mais do que um número; é um reflexo de vidas transformadas, de crianças que agora enxergam um futuro promissor”, comentou a diretora da escola, Elilde Araújo.
Da redação do Blog Alvinho Patriota