Entidades entregam carta a Fachin em repúdio a ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral

Entidades e organizações da sociedade civil entregaram nesta segunda-feira (16) uma carta ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral(TSE), ministro Edson Fachin, em “repúdio” aos ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao sistema eleitoral.

Bolsonaro tem feito seguidos ataques às urnas eletrônicas e colocado em dúvida a transparência das eleições. No ano passado, após três anos falando em “fraudes eleitorais”, o presidente admitiu não ter provas das acusações contra o sistema eleitoral.

Fachin recebeu o documento em uma reunião com o grupo intitulado “Coalização para a Defesa do Sistema Eleitoral”, composto por entidades e organizações da sociedade civil, entre elas, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), a Coalizão Negra por Direitos e a ColetivA Mulheres Defensoras Públicas do Brasil.

Na carta, o grupo afirma que é “inadmissível” que Bolsonaro atue de “forma exatamente oposta a seus deveres jurídicos e institucionais, atacando de forma periódica, reiterada e sistemática o sistema eleitoral brasileiro, dirigindo-lhe críticas infundadas, dúvidas e afirmações desprovidas de respaldo técnico e racional”.

As entidades ainda dizem que não vão aceitar a “condição de reféns de chantagens e ameaças de ruptura institucional”.

“Não aceitamos a condição de reféns de chantagens e ameaças de ruptura institucional após pouco mais de três décadas em que a normalidade democrática foi restabelecida em nosso país, com o custo de muitas vidas, sofrimentos, privações e lutas”, diz a carta.

A coalizão disse ainda que os ataques tem o objetivo de “gerar instabilidade institucional, disseminando a desconfiança da população brasileira e do mundo acerca da correção e regularidade das eleições brasileiras” e que isso desacredita o Brasil.

Fonte: G1

3 comentários sobre “Entidades entregam carta a Fachin em repúdio a ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral

  1. José Elton Barboza de Oliveira

    Sinceramente eu considero ataques a Democracia a quantidade de habeas corpus concedidos pelo STF a assassinos, pedófilos e estupradores.

  2. Ubaldo Bezerra

    O nosso Presidente nunca teve propostas de credibilidade para o desenvolvimento do País, é o resultado da incompetência dele e de quem ele trouxe para dentro do governo de forma que, para se manter na mídia, só lhe resta atacar as instituições que o protegeram até hoje. Vergonhoso.

  3. JOSELITO

    Até o Jogo do Bicho Em,ite o Comprovante. Só Imbecil Acredita Nesse Sistema, Onde Um Cara Se Tranca Numa Secreta e Sai Com O Resultado na Mão. Somente Três Países Ultilizão Urrnas de Primeeira Geração. É COMO VOCÊ ULTILIZÃO UM CELULAR DE 20 ANOS ATRÁS. OUTRA JÁ EXISTE A EMISSÃO DO BU. EM 40% DAS URNAS, ERA COMPRA OS 60% QUE AINDA FALTA E FAZER UMA ADAPTAÇÃO SIMPLES. SEIS BILHÕES PARA O FUNDÃO ELEITORAL TEM, PARA COMPRA EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA PARA O PLEITO, NÃO TEM.