Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Engenheiro Ambiental de Salgueiro pede ação da CPRH em relação aos jacarés em Salgueiro

Aparições de jacarés em vias públicas de Salgueiro, que se tornaram comuns nos últimos anos, levaram o engenheiro Ambiental e Sanitarista Thiago Rosa a tentar uma solução junto a órgãos estaduais. O profissional enviou ofício à Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAD), solicitando formalmente a adoção de medidas adequadas de contenção, manejo e destinação de animais silvestres em Salgueiro, em especial, os jacarés.

Thiago relata no documento que Salgueiro tem registrado frequentemente a aparição de jacarés em áreas urbanas e residenciais. “A presença destes animais em ambientes habitados por seres humanos representa risco à segurança da população e à conservação dos próprios espécimes. É fundamental garantir o manejo adequado, observando os princípios estabelecidos pela legislação ambiental vigente”, diz o ofício encaminhado nessa quinta-feira, 5.

O engenheiro cita no documento, como fundamento jurídico, a Lei Federal n° 5.197/1967, ressaltando que compete ao poder público a preservação e o manejo de animais silvestres, garantindo sua proteção e evitando riscos ao meio ambiente e à sociedade. “Além disso, a Lei Complementar Estadual n° 140/2011, em seu artigo 7°, estabelece a competência dos estados para exercer ações administrativas relativas à fauna silvestre, incluindo a captura, reabilitação e destinação de espécimes encontrados fora de seus habitats naturais”, acrescenta.

O Governo de Pernambuco respondeu a Thiago, informando que a solicitação foi protocolada e encaminhada à Unidade de Gestão de Fauna (UGF).

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Um comentário sobre “Engenheiro Ambiental de Salgueiro pede ação da CPRH em relação aos jacarés em Salgueiro

  1. Pedro neto

    Nesse riacho próximo a praça Elias é comum às pessoas encontrar filhotes de jacaré. Já aconteceu casos de jacaré até dentro de garagem. No último domingo um pedestre pegou um filhote defronte ao posto de gasolina aqui da praça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *