Em avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o curso de Engenharia de Produção do Campus Salgueiro da Univasf recebeu Conceito 5, a nota máxima. A avaliação aconteceu entre os dias 22 e 25 de setembro e a divulgação do resultado saiu no dia 30 do mesmo mês.
Diversas dimensões relacionadas ao funcionamento do curso integraram o processo de avaliação, como infraestrutura, projeto pedagógico, processo de autoavaliação e gestão acadêmica e as competências dos professores e sua relação com os alunos. Todos os segmentos que compõem o curso de Engenharia de Produção, docentes, discentes e técnicos-administrativos, bem como gestores da Univasf, se reuniram com a comissão avaliadora do Inep.
O curso de Engenharia de Produção foi o primeiro ofertado no Campus Salgueiro, tendo início em 2019 com o ingresso da primeira turma no período letivo 2019.1. A aula inaugural ocorreu no dia 24 de abril de 2019 no auditório do IFSertãoPE. Hoje a graduação tem 69 estudantes matriculados e um quadro docente com 11 competentes professores. A primeira turma está prestes a obter o diploma da universidade federal conceituada.
Coordenador do curso, Lenilson Olinto Rocha, atribui a nota máxima do curso à qualidade do quadro docente. “Nossos professores trouxeram para o curso uma visão de mundo de que o conhecimento na área de Engenharia tem que ser aplicado. Tem que ser aplicável. E por meio dessa aplicação desenvolvemos, ao longo desses cinco anos de curso, mais de 65 projetos. Então, o conteúdo visto em sala é o conteúdo que é aplicado nesses projetos”, disse.
Da redação do Blog Alvinho Patriota