Encontro possibilita integração dos afluentes do Rio São Francisco

00EncontrodeAfluentesIII-Set2015Na última quarta-feira (23) o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realizou o III Encontro do CBHSF e Comitês Afluentes do São Francisco, reunindo 23 experiências de gestão de bacias nos estados da Bahia, Minas Gerais, Alagoas e Pernambuco. A reunião possibilitou uma rica troca de informações e estratégias, com intuito de fortalecer a luta comum que a revitalização da bacia do Rio São Francisco.

Em sua fala de abertura, o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, pregou a convergência das iniciativas. “O nosso encontro é de aproximação e de diálogo, pois nossa causa é a mesma: a bacia do rio São Francisco. Para estabelecer o Pacto das Águas, será preciso a integração de todos os agentes, especialmente um maior diálogo entre os poderes públicos, pois as políticas de recursos hídricos devem ser integradas e compartilhadas entre estados, municípios e o governo federal; e os comitês de bacias têm um papel decisivo na provocação deste diálogo”, destacou.

Destacou-se no debate a necessidade de estruturação dos planos de bacia de cada comitê e afluente e de implantação de cobrança pelo uso das águas para a sustentabilidade dos colegiados e retorno às bacias, com projetos e ações de revitalização. “É preciso que todas as bacias e microbacias tenham seus Planos de Recursos Hídricos elaborados, pois precisamos ter o conhecimento necessário de todo o sistema para fazer uma gestão efetiva das águas”, disse Miranda. Em seguida, a Consultora Nemus apresentou o processo de atualização do Plano de Bacia do Rio São Francisco.

Da redação do Blog Alvinho Patriota