Pagamento inclui precatórios alimentares, não alimentares e parcelas do FUNDEF dos exercícios de 2023 a 2025; saque a partir de 08/08.
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O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) anunciou que os valores referentes aos precatórios da proposta de 2025 estarão disponíveis para saque a partir do dia 8 de agosto. A informação foi divulgada pela Diretoria de Precatórios do órgão nesta terça-feira (13).
O pagamento abrangerá diversas naturezas de precatórios, incluindo os de caráter alimentar prioritário, alimentar comum e não alimentar. Além disso, serão contemplados os créditos relativos à primeira, segunda e terceira parcelas dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF), correspondentes aos exercícios de 2025, 2024 e 2023, respectivamente. O TRF5 esclarece que a liberação dos valores ocorrerá para todos os beneficiários, exceto nos casos em que houver alguma restrição à retirada do dinheiro imposta pelo Juízo da Execução.
Aumento na produção e nas vendas de petróleo impulsionam resultado positivo da estatal, que celebra desempenho robusto e capacidade de investimento.
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A Petrobras anunciou um lucro líquido de R$ 35,2 bilhões no primeiro trimestre de 2025, representando uma expressiva alta de 48,6% em comparação com os R$ 23,7 bilhões registrados no mesmo período do ano anterior. O resultado financeiro, divulgado nesta segunda-feira, ficou em linha com as expectativas de analistas do mercado.
De acordo com a estatal, o desempenho positivo foi impulsionado principalmente pelo aumento nos volumes de produção e nas vendas de petróleo. A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, ressaltou que a produção da companhia cresceu 5,4% em relação aos últimos três meses de 2024. “Alcançamos um caixa de US$ 8,5 bilhões com as nossas operações, que nos permite investir para continuar gerando valor e remunerar os nossos acionistas”, afirmou Chambriard em comunicado.
A executiva acrescentou que a Petrobras iniciou 2025 com “resultados operacionais e financeiros robustos”, que refletem a capacidade técnica da empresa em superar desafios e gerar valor para a sociedade brasileira. A companhia segue focada em seus investimentos para manter a trajetória de crescimento e rentabilidade.
Socorro Magalhães diz que a maioria das compras são feitas pela internet.
Mal terminou a páscoa, a boleira autônoma Jeanne Lustosa já começou os preparativos para uma das datas com maior apelo comercial do Brasil, o Dia das Mães.
Bolos, kits com docinhos, brownies, bem-casados e quiches de frango estão entre os produtos feitos por Lustosa, que investe bastante em caixinhas personalizadas. O layout do cardápio, também, é fundamental, já que é compartilhado nas redes sociais e em aplicativos de conversa.
Além de todas essas estratégias, a qualidade do produto gera uma velha forma de publicidade, o boca a boca. “Muita gente vem encomendar porque comeu na casa de alguém ou em uma festa”, explica a boleira salgueirense.
A expectativa desse ano é grande porque “nos últimos anos vem havendo uma queda na procura”. De acordo com Jeanne, a páscoa tem tido uma saída muito melhor que o Dia das Mães e até o Natal. “A procura tá sendo pouca, não sei se por questões financeiras, mesmo, por uma grande oferta de mercado ou até pelo desinteresse dos filhos”, questiona.
Depois dos chocolates, um dos produtos mais procurados, nessa época do ano, são as flores. A empresária Socorro Magalhães é dona de uma loja de flores e começou a se organizar logo depois do Dia da Mulher. Ela diz que o contato com os fornecedores, a definição das embalagens, a inspeção das compras, a confecção de etiquetas e a precificação, tudo isso, precisa ser organizado com bastante antecedência.
Para a publicidade da marca, Magalhães envia catálogos, explora o poder do velho e bom rádio, além da internet, de onde vêm 65% dos pedidos. O whatsapp, o Google e algumas parcerias têm sido bons aliados.
Além das flores, a empresa dispõe de pelúcias, chocolates, embalagens e itens de montagem de cestas. “A expectativa é o aumento nas vendas já que a demanda desses itens é bem acentuada”, justifica.
A presidenta da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Salgueiro, Regilane Barros, orienta que, de modo geral, as empresas planejem suas ofertas, reforcem o atendimento e destaquem sua marca. “Aqui em Salgueiro poderia, seguramente, pontuar que o ideal seria, também, investir na capacitação dos colaboradores porque em uma venda de loja física o vendedor tem a oportunidade de promover a experiência que a internet não é capaz de proporcionar”.
Segundo os dados da Câmara Nacional de Dirigentes Lojista – CNDL, os principais fatores que influenciam as compras são qualidade, preço, frete grátis, promoção e desconto. A vitrine ou a exposição dos produtos, ainda, é o principal meio de divulgação, seguido por anúncios ou publicação no Instagram, site de busca e indicação de amigos ou parentes.