Deputado pernambucano propõe obstrução da pauta até reposição do orçamento na educação

O deputado federal pernambucano Danilo Cabral (PSB/PE), um dos coordenadores da Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais, propôs nesta terça-feira, 7, durante uma reunião do grupo sobre os cortes no orçamento das universidades, que seja feita obstrução de toda pauta em tramitação na Câmara dos Deputados enquanto a verba não for desbloqueada.

“O que está acontecendo na área da educação é uma situação de extremo tensionamento. E aqui devemos criar um espaço para organizar e fazer a mobilização tanto do congresso nacional, como da sociedade”, disse Danilo, que juntamente com deputado Túlio Gadelha (PDT/PE) agendará uma reunião com os reitores das universidades pernambucanas para discutir a situação.  

Um encontro entre Danilo Cabral e a reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Maria José de Sena, já está agendado para essa sexta-feira, 10. “Como coordenador da Frente, também iremos organizar uma agenda com os parlamentares da bancada de Pernambuco e, além disso, realizaremos audiências públicas nos estados para a discussão do tema”, adiantou o deputado.

O corte de 30% nos recursos das universidades, anunciado na semana passada pelo Ministério da Educação (MEC), prejudicou o funcionamento das universidades federais em Pernambuco e outros estados. A Univasf, que acabou de chegar a Salgueiro, teve quase R$ 12 milhões retidos, sem falar nas emendas parlamentares.

Da redação do Blog Alvinho Patriota