Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Deputado Gonzaga Patriota considera retrógrada PEC que torna voto impresso obrigatório

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de nᵒ 135/2019, que torna voto impresso obrigatório no Brasil, não tem apoio do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE). O parlamentar considera a ideia um retrocesso que tornaria o voto secreto vulnerável.

“Essa medida não é benéfica para sociedade. O voto impresso é um retrocesso e coloca em risco o sigilo da escolha do eleitor, contribuindo para a compra de votos que ainda é recorrente no Brasil. Nosso processo democrático não pode ser afetado”, argumenta.

Apresentada pela deputada Bia Kicis (PSL-DF), a PEC 135 estabelece que o voto na urna eletrônica seja acompanhado por voto impresso. A cédula em papel pode ser conferida pelo eleitor e depositada, obrigatoriamente, em urnas indevassáveis, de forma automática, para fins de auditoria.

Gonzaga destaca a segurança da urna eletrônica. “As nossas urnas eletrônicas entregam agilidade, confiabilidade, segurança e, por fim, fortalecem a própria democracia brasileira. Por isso, esse sistema eleitoral deve prevalecer, não faz sentido mexer com isso, faltando um pouco mais de 1 ano para a eleição. Isso gera custos e despesas que não são prioritárias neste momento”, conclui.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Um comentário sobre “Deputado Gonzaga Patriota considera retrógrada PEC que torna voto impresso obrigatório

  1. Josjman

    Sr Gonzaga pra tu se lembrar q aqui em salgueiro em duas eleições pra prefeito tinha urnas que era digitado o número de Dr Chico e não aparecia a foto dele o mesmo aconteceu.com o seu irmão Alvinho e os governadores eram do p s b pq tu defende está urna