Depois de 2 anos, moradores de Salgueiro podem acender fogueira na noite de São João

Os salgueirenses podem voltar a celebrar o São João da maneira tradicional: com fogueira no terreiro, milho assado, confraternização familiar e muito forró. Depois de 2 anos de proibição por conta da pandemia, a prefeitura voltou a permitir que as fogueiras sejam acesas na noite do dia 23 de junho, uma tradição secular no Nordeste. Contudo, é preciso tomar algumas precauções para evitar acidentes, como não acender próximo a fios de energia ou materiais inflamáveis.

Proibição

Nos anos de 2020 e 2021, o governo do município proibiu que as fogueiras fossem acesas no período junino, seguindo recomendação das autoridades de saúde. Antes da vacina, muitas pessoas acometidas pela Covid-19 desenvolviam problemas respiratórios e a fumaça poderia ocasionar complicações. Agora, com a maioria da população imunizada, grande parte dos casos é leve e não causa tantos danos na respiração.

A origem da fogueira de São João

Para os católicos a fogueira de São João é um símbolo de um acordo entre as primas Maria e Isabel. Certa tarde, Isabel foi à casa de Maria e contou-lhe que em breve iria nascer seu filho, João Batista. Maria queria saber o dia do nascimento e Isabel disse que iria acender uma fogueira. Ela cumpriu a promessa e a fogueira se tornou um dos principais símbolos da festa em homenagem a São João.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Um comentário sobre “Depois de 2 anos, moradores de Salgueiro podem acender fogueira na noite de São João