Fortalecer a produção artística das cidades de Trindade e Araripina foi um dos objetivos da “1ª Conferência Intermunicipal de Cultura”, promovida no último sábado (10) em Trindade. Temas como cultura e arte nortearam os debates no auditório Laudemiro Lucindo Delmondes, com a presença de representantes da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco.
A abertura contou com apresentações artísticas da Banda Maestro Álvaro Campos de Araripina, grupo de Hip Hop, dos poetas Ricardo Cantarelli e Fátima Barbosa, e das escolas de samba de Trindade, Império do Samba e Abutres.
Representando o prefeito de Trindade, o ex-prefeito Chico Leite disse que sempre é preciso debater as propostas culturais. “O nosso prefeito Dr. Everton Costa tem esta consciência de que é preciso fortalecer ainda mais a cultura de Trindade e que ocasiões como estas trazem a força que a juventude trindadense precisa, pois certamente enriquecerá os talentos do município”, destacou.
A palestrante Helenilda Moreira, que atualmente exerce o cargo de secretária municipal de Turismo, Cultura e Desportos de Exu, explanou sobre o tema “Desafios do Sistema Nacional de Cultura”, afirmando que os investimentos na área da cultura estão chegando ao Estado, mas é necessário que cada cidade organize bancos de dados para que haja conhecimento das diversas práticas culturais locais.
Na Conferência Intermunicipal estiveram presentes várias entidades e lideranças, a exemplo da representante da Secretaria de Cultura do Estado, Marla Teixeira; representantes do Sesc Ler Araripina; a diretora de Cultura licenciada de Trindade, Luciana Leite; o secretário de Cultura de Araripina, Lídio Santiago; o secretário de Educação de Trindade, Juka Sá; a vereadora de Trindade Polliana Sá, e a imprensa regional.
Da redação do Blog Alvinho Patriota