O Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região Pernambuco (CREF12/PE) realiza entre os dias 17 e 20 de junho, das 09h às 21h, uma fiscalização nas academias do Recife. O intuito além das vistorias é alertar sobre o “Protocolo Violeta”, medida crucial para prevenir e combater a violência e a importunação sexual em academias de ginástica. Uma iniciativa da Câmara Municipal e sancionada pela Prefeitura, visa garantir espaços seguros e livres de violência.
“Nós entendemos que a implementação do Protocolo Violeta no Recife é um marco significativo na luta contra a violência e a importunação sexual em ambientes públicos. Por isso, estamos comprometidos em apoiar e promover iniciativas como essa que visam à segurança e o bem-estar de todos”, explica o Chefe de Fiscalização do CREF12/PE, Marcelo Santos (CREF 005785-G/PE).
“O CREF12/PE se une a instituições como Ministério Público, Câmara de Vereadores e Prefeitura para garantir os princípios do Protocolo Violeta: a atenção à pessoa em situação de violência, o respeito às decisões dessa pessoa, a repreensão à atitude do agressor e o distanciamento da pessoa em situação de violência, além da garantia da privacidade e da presunção de inocência da pessoa em situação de violência. O CREF12/PE reafirma diariamente seu papel em defesa da sociedade e contra quaisquer formas de preconceito, discriminação, assédio ou violência”, explica o presidente do CREF12/PE, professor Lúcio Beltrão.
Para o cumprimento do “Protocolo Violeta”, os estabelecimentos devem adotar algumas ações, entre elas: afixar cartazes informando que aderem ao “Protocolo Violeta”, divulgar formas de pedir ajuda e denunciar a violência, além de oferecer formação aos funcionários abordando procedimentos em casos de violência e importunação sexual, bem como promover a igualdade de gênero e o respeito à diversidade.