Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

CPI da Covid: Carlos Wizard terá passaporte retido por decisão da Justiça Federal

A Justiça Federal em São Paulo determinou ontem a apreensão do passaporte do bolsonarista Carlos Wizard, suspeito de integrar um gabinete paralelo de aconselhamento sobre as ações de enfrentamento da pandemia. A ordem para reter o documento ocorre após o empresário não prestar esclarecimentos sobre a sua ausência do seu depoimento como testemunha à CPI da Covid.

No STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro Luís Roberto Barroso manteve a decisão de reter o passaporte de Wizard, ao negar duas petições da defesa do empresário.

Na decisão, a juíza da 1ª Vara Federal de Campinas, Marcia Souza e Silva de Oliveira, determinou que a Polícia Federal retenha o passaporte de Wizard assim que ele retornar dos Estados Unidos ao Brasil.

Aos membros da CPI, o empresário alegou que estaria acompanhando um tratamento de saúde de um parente, mas não entrou em mais detalhes sobre o caso.

A magistrada determinou inicialmente que a Polícia Federal adotasse providências cabíveis para que Wizard fosse conduzido coercitivamente para depor no Senado, a pedido do presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM). No entanto, a polícia relatou à juíza que não encontrou o empresário nos endereços fornecidos pela colegiado da Comissão Parlamentar de Inquérito.

A informação que a PF tem sobre Wizard é que ele saiu do Brasil em 30 de março pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, com destino à Cidade do México.

Desde então, ele não retornou ao Brasil, apesar de saber, há semanas, que precisaria depor diante do colegiado para esclarecer se recomendou ou não que o governo federal apostasse no “tratamento precoce” para pacientes diagnosticados com covid-19.

Fonte: UOL