Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Covid: com média móvel de 29 mil casos, tendência de alta chega ao 9º dia

No Brasil, a média móvel de casos conhecidos de covid-19 ficou em 29.824 ontem, segundo dados do consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte. O país está há nove dias em tendência de aceleração dos registros de testes positivos para a doença.

O índice variou 104% em relação a 14 dias atrás. Se o valor fica acima de 15%, como ontem, indica tendência de alta. Quando está abaixo de -15%, queda; entre 15% e -15%, significa estabilidade.

A média móvel é considerada por especialistas a maneira mais confiável para acompanhar o avanço ou o retrocesso da pandemia. O índice é calculado a partir da média de mortes — ou de casos — dos últimos sete dias.

Todas as regiões do país seguem a tendência nacional de alta na média móvel de casos: Centro-Oeste (192%), Nordeste (126%), Norte (24%), Sudeste (130%) e Sul (59%).

O Distrito Federal e 23 estados acompanham o cenário nacional de alta no índice de casos da doença — outros dois (Acre e Pará) apresentam queda e um (Sergipe) tem estabilidade.

Ontem houve registro de 14.644 novos casos conhecidos da doença no Brasil, chegando a um total de 31.149.174 testes positivos de covid-19 desde o início da pandemia, em março de 2020.

Nas últimas 24 horas também foram registradas 25 novas mortes no país. Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins não registraram óbitos nesta sexta-feira (3).

Fonte: UOL