Desde o início da semana se propagam pelas redes sociais vídeos mostrando vários peixes mortos no Rio São Francisco, no norte da Bahia. Mais de mil peixes morreram na região de Juazeiro-BA e diversos órgãos tentam identificar o que causou a contaminação da água na área. Já foi detectado que os peixes morreram por falta de oxigenação, mas a confirmação do que causou as mortes só virá após análise de coleta da água no laboratório da Embasa, em Salvador.
Em Pernambuco, até o momento não há informação sobre poluição da água que abastece diversas cidades, inclusive Salgueiro, por meio das adutoras do Sertão, proveniente de Cabrobó, e de Negreiros. O Blog Alvinho Patriota entrou em contato com a Compesa a respeito disso, mas não obteve respostas até o momento.
O prefeito de Cabrobó, Galego de Nanai, comentou sobre a mortandade dos peixes no Velho Chico nessa quinta-feira, 9. “Desde o primeiro registro, temos mantido contato com as autoridades responsáveis e profissionais da área, para averiguar melhor a situação. Até então, o que foi passado para a equipe do governo municipal é que tudo está dentro da normalidade do rio, e que não há riscos de perigo para os moradores até o momento”, disse o prefeito, tranquilizando os moradores locais.
Da redação do Blog Alvinho Patriota