O corpo humano é a máquina de comunicação mais perfeita do Universo, imbuída de poderes indescritíveis. Basta você pensar e milhões de neurônios e células acionam o seu poder de comunicação, para fabricar o produto final necessário para atingir o objetivo pensado, gerando elementos de proteção, sejam eles positivos ou negativos em consonância com seu pensamento.
Todas as Artes, auxiliam esta máquina fantástica, no sentido de mantê-la ativa e forte, tanto fisicamente quanto mentalmente. Uma delas delas é arte marcial do Karatê.
Existem diversos estilos de Karatê. Entre eles podemos destacar:
Goju-ryu, Shito-ryu, Wado-ryu, Shotokan, Chito-ryu, Kyokushin, BudoKan, Shuri-ryu, Uechi-ryu, Ryobu-kai, Kenpo, Yoshukai, Ryuei-ryu, Seido-juku, Gosoku-ryu, Isshin-ryu.
Escolhi a arte Karatê-Do Estilo Shotokan para o meu modo de vida, parafraseando o livro “KARATÊ-DO: O Meu Modo de Vida”, do Mestre Gichin Funakoshi.
Para falar da arte Karatê-Do, continuar treinando e aprendendo, embora faixa preta 6° Dan, me considero faixa branca, o que sempre serei, pois tenho em minha consciência, que a Arte é infinita, pois em seu sufixo, foi colocado o “DO” = Caminho, e este caminho não tem fim, portanto, a minha porta deve estar sempre aberta para o conhecimento; Kara = Vazio, Te = Mãos, Do = Caminho.
Karatê-Do
Literalmente significa “O Caminho das Mãos Vazias” referindo-se ao fato de seus praticantes não usarem armas, apenas as mãos, pés e todo o corpo para se defender e, se preciso, atacar. Sua origem é de Okinawa, uma ilha ao sul do Japão. É uma disciplina da mente e do corpo. Resumidamente pode ser definido como um tradicional e efetivo sistema de autodefesa, regidos por códigos de conduta que visam por meio do árduo treinamento, a observância das regras, a aplicação destes ensinamentos na vida cotidiana com o objetivo de tornar o praticante uma pessoa mais capacitada fisicamente e mentalmente, para que os benefícios possam ser estendidos aos semelhantes e ambiente.
É imensurável os benefícios da prática desta arte e aqui destacarei alguns.
Alguns benefícios da prática da arte marcial Karatê-Do:
A pratica do Karatê-Do, proporciona incontáveis benefícios para o corpo e para a mente; dentre os principais destaco: a capacidade de defesa pessoal e as capacidades físicas também desenvolvidas de forma integrada e equilibrada como força, velocidade, resistência cardiorrespiratória e muscular, elasticidade, flexibilidade, resiliência, coordenação motora, melhora da postura, elevação da imunidade, etc.
Também melhora as capacidades mentais tais como: auto-controle dos impulsos, instintos e emoções, controle da vontade, ansiedade e serenidade; capacidade de atenção, percepção, reação e antecipação; autoconhecimento, autoconfiança, autoestima e humildade, coragem para enfrentar os problemas, clareza de objetivos, conduta adequada, respeito e formação do caráter.
Conclusão
Este relato representa apenas um grão de areia da Magnitude e importância do Karatê-Do para a sociedade. Somente quem o pratica sabe o valor que tem.
Para obter maiores conhecimentos, faz-se necessário conhecer as obras literárias dos mestres Gichin Funakoshi, Hirokazu kanazawa, Masatoshi Nakayama e tantos outros.
Por José Oliveira Sobrinho – Presidente das associações Yudansha – Kai Butoku-Kai -Brasil e Up-Ito Céu Aberto