Os Correios divulgaram que o novo concurso público da estatal vai preencher 3,2 mil vagas, a maioria para o nível operacional de carteiro.
Além disso, para quem trabalha há pelo menos 25 anos na empresa, foi anunciado um Programa de Desligamento Voluntário (PDV), para renovação do quadro de pessoal.
O edital do concurso deve ser publicado em setembro e a expectativa é de que os novos contratados sejam chamados ainda neste ano, em dezembro.
Conforme já divulgado, serão lançados dois editais: um para nível médio (cargo agente de Correios) e outro para nível superior (cargo analista de Correios).
Dentre as mais de 3 mil vagas, também haverá oportunidades para advogado, analista de sistemas, assistente social e engenheiro.
Antes disso, o último concurso em âmbito nacional realizado pela estatal foi em 2011, quando mais de 1,1 milhão de pessoas se inscreveram para 9.190 vagas de nível médio e superior.
Segundo anúncio dos Correios, realizar o concurso público é um dos compromissos assumidos pela atual gestão para solucionar a demanda acumulada nos últimos anos por mais profissionais em posições estratégicas da empresa e evitar a sobrecarga de trabalho.
“Os Correios têm uma defasagem de 4 mil a 5 mil cargos, mas no primeiro momento as vagas serão preenchidos pelos carteiros, que cobrem todos os municípios do país”, afirma Fabiano Silva dos Santos, presidente da empresa.
Cronograma
Até julho – Planejamento do certame e processo para contratação da empresa especializada;
Agosto – Contratação da banca;
Setembro – Edital do concurso;
Dezembro – Início das contratações.
Fonte: G1