Em parceria com a Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil de Pernambuco, a Codevasf promoveu a segunda etapa da capacitação das equipes de operação e manutenção da barragem de Cacimba Nova, que fica no município de Custódia-PE e faz parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), popularmente conhecido como Transposição do Rio São Francisco. Executado no canteiro de obras do Lote 11 do Eixo Leste do PISF, em Sertânia, o treinamento integra o Plano de Ação de Emergência (PAE) e a elaboração do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (Plancon).
Agentes internos e externos de operação e manutenção das barragens do PISF fizeram quatro treinamentos durante a capacitação, envolvendo agentes municipais e representantes de todas as Defesas Civis municipais da região, potencialmente afetadas pelas barragens do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco. Também houve participação do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
“A Codevasf, como Operadora Federal do PISF, é considerada empreendedora das 12 barragens do Eixo Leste. Dentre suas obrigações previstas no Plano de Segurança de Barragens, em atendimento à Legislação de Barragens e às Resoluções da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), está a capacitação quanto ao PAE e elaboração do Plancon”, esclarece Rodrigo Marques Beneveli, gerente de Operações do PISF na Codevasf.
O objetivo do PAE é fornecer um conjunto de diretrizes, dados e informações que possibilitem as condições necessárias para adoção de procedimentos lógicos, técnicos e administrativos, que possam ser desencadeados rapidamente em situações de emergência, minimizando os impactos. Já o Plancon determina as ações de proteção e defesa civil.
O treinamento em campo será finalizado no dia 26 de junho, com a realização de diversas capacitações e do simulado de acidente.
Da redação do Blog Alvinho Patriota