Cassado, Deltan Dallagnol se filia ao partido Novo

O ex-deputado e ex-procurador da Operação Lava Jato Deltan Dallagnol se filiou ao partido Novo neste sábado (30) no o 7º Encontro Nacional da sigla, em São Paulo (SP). A filiação de Deltan bate de frente com o estatuto do partido que proíbe a filiação de nomes que estejam com ficha suja. O ex-procurador perdeu o mandato de deputado federal em maio deste ano.

O Poder360 apurou que o entendimento do partido para permitir a filiação de Deltan foi de que ele teve o registro de candidatura cassado, e não os direitos políticos. O ex-coordenador da força-tarefa da Lava Jato deixou o Podemos depois de 1 ano e meio de sua filiado à sigla.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) cassou o cargo do deputado por 8 anos depois de considerar que ele antecipou a demissão do cargo de procurador no Paraná para evitar uma punição administrativa do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), que poderia torná-lo inelegível. Nas eleições de 2022, Deltan foi o deputado federal mais votado no Paraná, com 344.917 votos.

O artigo 4º do documento que possui as diretrizes do partido Novo estabelece que “poderá ser admitido como filiado do Novo todo brasileiro eleitor no pleno gozo dos direitos políticos”. Com a cassação do cargo, o ex-deputado não cumpriria o pré-requisito. No entanto, a avaliação do diretório nacional atual é de que ele se encaixa no artigo.

Fonte: Poder 360

1 comentário em “Cassado, Deltan Dallagnol se filia ao partido Novo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima