O Campus Salgueiro do IFSertãoPE sedia no próximo dia 27, a partir das 18h, o lançamento do programa “Mais Ciência na Escola – Nó Sertão Central”. A iniciativa visa promover o letramento digital e a educação científica por meio da implantação de laboratórios makers em escolas públicas. Detalhes do projeto serão apresentados no auditório do campus, em evento aberto ao público em geral.
Desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o programa é liderado pelo IFSertãoPE em Pernambuco. A ação cria oportunidades para que estudantes da rede pública desenvolvam habilidades essenciais na atualidade. Desse modo, aproxima a ciência e tecnologia do ambiente escolar, com metodologias ativas e ambientes inovadores de aprendizagem.
Laboratórios makers
Os laboratórios makers que serão implantados em escolas da região propõem que os estudantes aprendam técnicas e teorias para exploração da criatividade, desenvolvendo competências como autonomia, criatividade, colaboração e pensamento crítico. Os espaços podem transformar ideias em soluções práticas.
Serão instalados laboratórios em 16 escolas de Salgueiro, duas de São José do Belmonte, uma de Parnamirim e uma de Cedro. Os ambientes terão impressoras 3D, notebooks, kits de robótica, cortadores a laser, entre outros recursos tecnológicos.
Da redação do Blog Alvinho Patriota