Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Câmara de Vereadores de Salgueiro conclui inquérito apontando prejuízo na educação por insuficiência de professores na Rede Municipal

Alunos das escolas municipais de Salgueiro tiveram o aprendizado prejudicado ao longo deste ano letivo devido à insuficiência de professores para atender a alta demanda da Rede Municipal de Ensino. Essa é a conclusão do relatório final da Comissão Especial de Inquérito (CEI) instalada pela Câmara de Vereadores no primeiro semestre, visando apurar supostas irregularidades na Secretaria Municipal de Educação. O relator, Erivaldo Pereira, leu o parecer na sessão ordinária desta quarta-feira, 22, e o presidente Agaeudes afirmou que vai encaminhá-lo ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Com base na investigação, fundamentada em documentos, a CEI chegou à seguinte conclusão: “Diante dos trâmites regulares desta Comissão Especial de Inquérito (CEI), podemos concluir que houve acúmulo excessivo de turmas e carga horária por parte dos professores efetivos, diretores e coordenadores da Rede Municipal de Educação. O numerário exposto no Ofício nᵒ 125/2021, da Secretaria de Educação, revelou-se demasiadamente insuficiente à demanda, visto que a carga horária impõe dedicação diferenciada. Este fato demonstra uma sobrecarga difícil de efetivação dos resultados, diante das várias atribuições que possuem os professores nesta importante função de crescimento e desenvolvimento social”.

O relator acrescenta que “neste sentido, não se mostra complexa a conclusão que, com base nos documentos anexados nos autos, há irregularidade na prestação de ensino da Rede Municipal em razão da alta demanda de alunos, associada ao baixíssimo número de professores componentes do quadro atualmente, revelando alto risco de colapso. Fato esse causador de prejuízo na agenda letiva”.

A Mesa Diretora colocou o relatório final para votação no plenário, no entanto, o vereador Bruno Marreca pediu vistas afirmando que precisa analisar o parecer mais profundamente. A análise da conclusão da CEI, composta por Agaeudes Sampaio, André de Zé Esmeraldo, Zé Carlos, Flavinho Barros e Erivaldo Pereira (relator), ficou para a próxima reunião legislativa.

Da redação do Blog Alvinho Patriota