Um cachorro morreu nesta segunda-feira (22) durante um deslocamento aéreo feito pela Gol, que presta o serviço de transporte de animais por meio da GOLLOG, braço logístico da aérea.
Joca, um cachorro da raça golden retriever, saiu do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) e deveria ter sido encaminhado para Sinop (MT). Porém, o animal foi embarcado em um voo para Fortaleza (CE).
Quando o tutor do animal, João Fantazzini, chegou em Sinop, foi notificado sobre o erro e retornou para Guarulhos, para reencontrar Joca, que voltaria de Fortaleza até o local. Ao portal G1, Fantazzini disse que encontrou o animal morto dentro do canil da empresa, dentro de uma caixa metálica onde o animal havia sido transportado.
A Gol afirma que a equipe da GOLLOG desembarcou Joca na capital cearense e se encarregou de cuidar dele até o embarque no voo de volta para Guarulhos. Nesse período, foram enviados para o tutor registros de Joca sendo acomodado na aeronave.
“Infelizmente, logo após o pouso do voo no aeroporto de Guarulhos (GRU), vindo de Fortaleza, fomos surpreendidos pelo falecimento do animal”, afirma a Gol em nota.
O tutor do animal, no entanto, acusa a aérea de negligência. Segundo Fantazzini, ainda que a empresa tenha hidratado o animal no aeroporto de Fortaleza, a quantidade de água não foi suficiente, devido à incompatibilidade da quantidade disponibilizada com o tamanho do animal.
Marcia Martin, mãe de João Fantazzini, afirma que o animal foi colocado em dois voos consecutivos sem nenhuma avaliação veterinária.
Ainda segundo o G1, o atestado de óbito de Joca indica falecimento por parada cardiorrespiratória, cujos motivos ainda não foram esclarecidos.
“A companhia está oferecendo todo o suporte necessário ao tutor e a apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com prioridade total pelo nosso time. Nos solidarizamos com o sofrimento do tutor do Joca. Entendemos a sua dor e lamentamos profundamente a perda do seu animal de estimação”, afirma a Gol.
No site do serviço GOLLOG, a empresa afirma que o “GOLLOG Animais” garante um “transporte rápido e seguro para seu bichinho, de um aeroporto ao outro”. A companhia transporta também aves, répteis e animais silvestres.
Fonte: Infomoney