Bolsonaro assina decreto e eleva alíquota do IOF até dezembro para custear novo Bolsa Família

O presidente Jair Bolsonaro assinou decreto para elevar, até o fim de 2021, a alíquota do IOF –Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários. O dinheiro arrecadado será usado para custear o Auxílio Brasil, proposto pelo governo para substituir o Bolsa Família.

A informação foi divulgada pelo Palácio do Planalto. Segundo o governo, a alta do IOF valerá para operações de crédito de pessoas físicas e de empresas. A mudança valerá entre a próxima segunda (20) e o dia 31 de dezembro.

Até a última atualização desta reportagem, o governo ainda não tinha divulgado a nova tabela do IOF – e o decreto ainda não tinha sido publicado no “Diário Oficial da União”. Ao definir a mudança por decreto, Bolsonaro evita que o tema seja analisado pelo Congresso Nacional.

O IOF é apurado diariamente. Pelas regras em vigor atualmente, a cobrança máxima do tributo é de 3% ao ano para pessoa jurídica e de 6% para pessoa física. Os novos percentuais não foram divulgados.

De acordo com o governo, a alta do IOF permitirá uma arrecadação extra de R$ 2,14 bilhões para custear o novo Bolsa Família. Bolsonaro já enviou uma medida provisória sobre o novo programa ao Congresso, mas ainda não divulgou qual será o valor das parcelas pagas aos beneficiários.

Fonte: G1

Um comentário sobre “Bolsonaro assina decreto e eleva alíquota do IOF até dezembro para custear novo Bolsa Família

  1. LEITOR ASSÍDUO DESTE BLOG: DAMIÃO

    SE O NOSSO NOSSO PRESIDENTE DA REPÚBLICA QUER MINIMIZAR A SITUAÇÃO CATRASTÓFICA EM NOSSO PAIS, DEVERIA PROCURAR UMA SOLUÇÃO VIÁVEL PARA COIBIR OS EXORBITANTES AUMENTOS DOS COMBUASTÍVEIS, QUE SÓ PROVOCAM O DESENFREADO AUMENTO DA INFLAÇÃO; ATÉ O MAIS INGENUO DE TODA A POPULAÇÃO BRASILEIRA SABE QUE O AUMENTO DOS COMBUSTÍVEIS É QUEM PROVOCA TODOS OS DEMAIS AUMENTOS; TUDO HOJE É TRANSPORTADO PELOS VEÍCULS ACRGEUROS; O ÚNICO MEIO DE TRANSPORTE QUE NÃO USA COMBUSTÍVEIS FOSSEIS SÃO FEITOS POR ANIMAIS (QUADRUPEDES) E MESMO ASSIM PRECISA DE ALIMENTOS PARA SE MANTEREM… NUNCA ENTENDI, NEM PRECISO ENTENDER A MATEMÁTICA DE MUITOS ECONOMISTAS, EM ESPECIAL D’AQUELES QUE VÃO PARAR NO MINISTÉRIO DA ECONOMIA. PARECE-ME QUE ELES NÃO PRECISAM FAZER FEIRAS NEM COMPRAS, PARA QUE TUDO PARA ELES É GRATUÍTO.
    ENQUANTO OS SALÁRIOS DE TOODOS OS CIDADÃOS ESTÃO CONGELADOS E A CADA DIA E HORA QUE SE PASSA ESTÁ SENDO CORROÍDO PELA DESENFREADA INFLAÇÃO, QUE CADA DIA QUE SE PASSA ESTÁ DEIXANDO O POBRE CADA VEZ MAIS POBRE E ASSIM SUCESSIVAMENTE.

    ACORDA BRSIL, AINDA EXISTE AS PESSOAS QUE BRIGAM POR AQUELES POLÍTICOS EM ESPECIAL OS DOS PODERES EXECUTIVOS EM ESPECIAL O DO PODER MAIOR, QUE NÃO ESTÁ NEM AÍ PARA O NOSSO POVO.