Os bispos das dioceses de Petrolina-PE e Floresta-PE, Dom Antônio e Dom Gabriel, respectivamente, e o Administrador Diocesano de Juazeiro-BA, Pe. Josemar, emitiram uma carta nesta quarta-feira, 14, a respeito da difícil situação enfrentada pelos reassentados do Sistema Itaparica.
O texto expõe que as mais de 10 mil famílias dos assentamentos nos perímetros irrigados estão vivendo um período de incertezas, após 38 anos instaladas nas terras que receberam como indenização pela construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga.
“Isso é devido ao corte da energia que faz funcionar as bombas da irrigação, provocando uma forçada paralisação do seu trabalho, e à falta de diálogo com as diferentes autoridades que deveriam garantir as condições indispensáveis para que essas famílias fossem protagonistas do desenvolvimento seu e da inteira região”, denunciam os representantes da Igreja Católica.
Os bispos e o Administrador Diocesano reafirmam solidariedade a essas famílias e pedem que os governos Federal, de Pernambuco, da Bahia e o Congresso Federal retomem as negociações na Mesa do Diálogo, a fim de resolver a grave situação, para o prosseguimento das atividades dos agricultores.
Clique aqui e leia a carta na íntegra
Da redação do Blog Alvinho Patriota