Avanço para quinta etapa do plano de reabertura depende de análise de dados da semana, diz secretário

O avanço da maior parte das cidades de Pernambuco para a quinta etapa do plano de retomada econômica não será “automática”, como nas últimas semanas. O secretário de Saúde, André Longo, disse, nesta sexta-feira (26), que o comitê de enfrentamento à Covid-19 vai esperar o fim da semana, avaliar os dados e, só na segunda ou na terça-feira, decidir se a maioria das regiões passará para a próxima fase. Ela prevê a retomada de feiras, polo de confecções e dos jogos de futebol, sem público.

Outro ponto seria a reabertura gradual do varejo de centro e dos shopping centers. No entanto, essa fase foi antecipada e os serviços já estão em funcionamento.

“A decisão do comitê de enfrentamento é que nós vamos aguardar os dados da semana epidemiológica, que se encerra amanhã [sábado]. Devemos ter esses dados no domingo. Não teremos o avanço automático na segunda-feira. Vamos aguardar os dados da semana epidemiológico para decidir quanto às atividades que estavam previstas na quinta fase do plano de convivência. Fica do jeito que está na segunda-feira”, afirmou Longo.

A volta dos jogos de futebol, portanto, também está em “compasso de espera”. O governo de Pernambuco deverá se pronunciar sobre o assunto no início da próxima semana.

“Esta decisão será tomada após a avaliação que será feita dos indicadores após o fechamento da 26ª semana epidemiológica, que se encerra no dia de amanhã [sábado] e na avaliação que será feita, no domingo e segunda, quando estaremos reunidos para a tomada de decisão”, declarou o secretário de Saúde.

Fonte: G1PE