Aula espetáculo “Frevo de Todos os Sertões” é retomada em Salgueiro e outras três cidades pernambucanas

Desenvolvida pelo produtor cultural Gil Silva, a aula espetáculo “Frevo de Todos os Sertões” será retomada esse mês em escolas de Salgueiro, Carnaubeira da Penha, Serra Talhada e Custódia. Durante a atividade, Gil demonstra de forma interativa o mais pernambucano de todos os ritmos, incluindo palestra e apresentação com passistas ao som da Orquestra Vilabelense de Frevo. Também ocorre distribuição de material educativo para os estudantes.

Gil explica que o projeto, pausado em decorrência da pandemia, será retomado para completar o ciclo de apresentações. “Já fizemos seis escolas, então, retomamos neste dia 16 de maio pela EREM Professor Aureliano Gonçalves, no município de Carnaubeira da Penha; no dia 20 estaremos em Salgueiro, na Escola Maurina Rodrigues; a Escola Municipal Brás Magalhães, na zona rural de Serra Talhada, recebe a gente dia 26; e fechamos nossa agenda em Custódia, no próximo dia 27, na Escola General Joaquim Inácio”, informou.

A passista Branca Souza, coordenadora pedagógica da aula espetáculo, destaca a finalidade da ação. “As apresentações visam democratizar o acesso à cultura e, assim, (re)construir a identidade cultural, sensibilizar docentes e discentes, sobre a preservação do Frevo, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade; um ritmo absolutamente nosso e único no mundo, portanto precisa ser lembrado o ano inteiro e não somente no Carnaval”.

O projeto conta com incentivo do Funcultura/Fundarpe, Secretaria Estadual de Cultura e Governo de Pernambuco.

Da redação do Blog Alvinho Patriota