Com a finalidade de reiterar o anseio da população salgueirense em ver um curso de Engenharia Civil funcionando no município, a Câmara de Vereadores de Salgueiro realizou na manhã desta quinta-feira (21) uma audiência pública a respeito do assunto. O evento ocorreu por iniciativa do vereador Henrique Leal Sampaio, em articulação com o Campus Salgueiro do IFSertãoPE, onde a graduação está sendo implantada. Participaram da audiência, a reitora do IFSertãoPE, Leopoldina Veras; o diretor do campus, Josenildo Forte de Brito; o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras, Michael Keneth; o professor de Engenharia Civil do campus, Marcos Padilha; e o senhor Marcelo, representando o Crea-PE. A discussão foi conduzida pelo vereador proponente.
Na ocasião os representantes do campus falaram sobre a importância do instituto para o desenvolvimento educacional de toda a região e a reitora explicou o processo de implantação do curso de Engenharia Civil. “A criação desse curso está planejada desde o início da implantação do campus aqui […]. Nós já tínhamos um projeto de toda a expansão do campus, mas devido a situações orçamentárias, não conseguimos avançar. Então nós fizemos essa parceria com a Prefeitura de Salgueiro para que entrássemos com uma parte financeira e a prefeitura entrasse com outra para juntos fazermos com que essas salas fossem implantadas e estruturadas, com carteiras, materiais, equipamentos e nós pudéssemos aí, já a partir de 2024, começar a atender esse púbico”, disse, mencionando a construção de um novo bloco para receber a estrutura do curso.
Leopoldina e os outros representantes da instituição ainda revelaram detalhes relevantes sobre a graduação, informando, por exemplo, que ela terá 35 vagas, com ingresso através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), mediante uso da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O instituto deseja que o curso esteja disponível no sistema já em 2024. O turno das aulas ainda está em discussão e inclusive o campus postou uma enquete em seu perfil do Instagram hoje para definir isso. A reitora informou que Projeto Pedagógico se encontra em análise, mas deve ser aprovado em breve, permitindo o funcionamento do 4° curso superior do IFSertãoPE de Salgueiro. “Ele [o Projeto Pedagógico] já está na penúltima etapa e sempre com resultados positivos. Nenhum empecilho para que seja aprovado até agora e eu acredito que não vai mudar”, afirmou.
O debate contou com a participação dos vereadores Henrique Sampaio, André de Zé Esmeraldo, Flavinho Barros, Baldin dos Anjos, Mariano Barros, Tiago Arraes, Bruno Marreca e Zé Carlos. Estiveram presentes, representantes de construtoras, estudantes do curso Técnico de Edificações do campus, professores e demais pessoas interessadas no assunto. Quem quiser conferir a discussão na íntegra, pode acessar o canal da câmara no YouTube, na aba ao vivo.
Da redação do Blog Alvinho Patriota