Um grupo de manifestantes se reuniu no Centro do Recife, nesta quinta-feira (19), para um ato em apoio à população palestina na guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, no Oriente Médio. Na manifestação, os ativistas defenderam a paz e o cessar-fogo na Faixa de Gaza.
O ato, organizado pela Aliança Palestina Recife, começou por volta das 17h15 em frente à Faculdade de Direito do Recife (FDR), no bairro da Boa Vista. Segurando bandeiras da Palestina e de movimentos sociais, os participantes se reuniram na entrada do Parque Treze de Maio.
“O principal motivo é, justamente, mobilizar a sociedade, a comunidade do Recife, de Pernambuco, internacional, para que ocorra um cessar-fogo imediato em Gaza. A gente não pode conviver com uma situação em que você vê a destruição total, [com] mortes, mulheres e crianças sendo vítimas”, disse o representante da Aliança Palestina Recife, André Frej.
Segundo Frej, que tem parentes na Cisjordânia, a comunidade palestina em Pernambuco é composta por cerca de 5 mil pessoas. A maior parte delas é cristã e vem da região da cidade de Belém, na Cisjordânia, de acordo com ele.
“Eu não faço parte da sociedade palestina e não tenho direito a voto lá. Mas, aqui, o que a gente espera, o que a gente sonha, é uma solução de uma paz justa na Palestina”, declarou André Frej.
Presidente da União Brasileira de Mulheres em Pernambuco (UBM), Laudjane Domingos disse que vê com preocupação a situação das mulheres e crianças na Faixa de Gaza.
“É preciso que isso pare. É preciso respeitar a soberania e a vida das pessoas. E a gente não tem condições de dar continuidade àquele processo. Pedimos que as autoridades internacionais possam agir no sentido de se encerrar esse ciclo de violência e de morte”, falou Laudjane.
Fonte: G1