Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Assembleia Geral da ONU terá rara sessão emergencial

O Conselho de Segurança da ONU aprovou resolução neste domingo (27.fev.2022) convocando uma reunião extraordinária da Assembleia Geral para discutir a guerra em curso na Ucrânia na 2ª feira (28.fev).

O documento foi articulado pela diplomacia dos Estados Unidos na sequência do veto russo à resolução condenatória ao conflito na 6ª feira (25.fev). Será a 11ª sessão deste tipo desde 1950.

“A Rússia vetou a resolução, mas não pode vetar nossas vozes, o povo ucraniano e a Carta das Nações Unidas. A Rússia não pode e não vai vetar a responsabilização”, disse a embaixadora dos Estados Unidos no Conselho de Segurança, Linda Thomas-Greenfield.

A votação deste domingo teve a mesma configuração da sessão de 6ª feira: 11 votos a favor, 3 abstenções e um voto contrário da Rússia. As delegações da China, Índia e Emirados Árabes Unidos voltaram a se abster.

A sessão, porém aconteceu em caráter processual, impedindo o veto de qualquer um dos 5 membros com assento permanente no Conselho de Segurança.

Na Assembleia Geral da ONU, formada por 193 países-membro, não há direito ao bloqueio de resoluções. Contudo, diferentemente do Conselho de Segurança, os documentos emitidos pela Assembleia Geral não tem caráter vinculativo –ou seja, não precisam ser obrigatoriamente adotados pelos Estados.

O embaixador brasileiro na ONU, Ronaldo Costa Filho, reiterou a preocupação brasileira com a escalada de mortes no conflito, mas disse que o Conselho de Segurança “ainda não esgotou os instrumentos e mecanismos” para solucionar o conflito por via diplomática.

Fonte: Poder 360