Artigo: Governo do Estado não tem projeto de desenvolvimento para Salgueiro

Eu queria ter a oportunidade de saber qual o propósito que o governo do Estado do Pernambuco tem para com a cidade de Salgueiro.

Nos últimos 20 anos, período que o PSB está no poder, não houve nenhum projeto estruturante ou qualquer programa de desenvolvimento para o município. Esse esquecimento continua.

Gostaria de entender se esse abandono é uma política governamental ou alguma limitação grave que impede que a mais simples política desenvolvimentista seja implantada em nosso município.

No dia 06 de outubro desse ano, o governo do estado anunciou que 40 projetos de investimentos ( Fonte: ADEPE ) serão implantados. Desses, 25 são indústrias, 10 de importação e 05 de distribuição. São projetos aprovados pelo Programa de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco ( PRODEPE ).

Dos 25 projetos industriais, 08 ficarão na Região Metropolitana e 17 irão para o interior do estado. Ao todo serão gerados 730 empregos no interior do estado.

Serão contempladas 18 cidades, das quais 15 serão do interior. Faço questão de citar uma a uma: Petrolina, Triunfo, Lagoa Grande, São Bento do Una, Garanhuns, Itaíba, Itambé, São José do Belmonte, Belo Jardim, Bodocó, Gravatá, Bom Conselho, Escada e Pau D’alho.

É impressionante como nada vem para Salgueiro. É impressionante como essa cidade não é contemplada com alguma esmola do governo do estado que tenha capacidade para gerar emprego.

Não venham dizer que a Transposição e a Transnordestina é projeto estadual porque não é. Não havia como de forma alguma, dentro de uma lógica econômica, implantar a ferrovia e contruir os canais se não passasse por Salgueiro. Além do mais, foram projetos federais.

Mas o que mais chama a atenção é que nesses 20 anos, o município foi governado 16 anos pelo mesmo partido do governador.

Tomam o poder novamente e até o momento nada, mas nadica de nada, é anunciado pra cá, com exceção de um atacarejo que já vinha em negociação de implantação desde a gestão municipal passada.

O sol que incide aqui é o mesmo sol de todo o sertão, mas anunciaram a implantação de uma planta de energia solar de 300 ha para Terra Nova e outra de 1.000 ha para São José do Belmonte.

Bom, mas já que nada vem, pelo menos nada poderia sair. Que nada, acabaram de tirar o escritório da Compesa para Ouricuri e estão avaliando se vão colocar o IML aqui ou em Ouricuri.

Não temos força política para sequer ter um escritório de uma empresa que faz uma péssima prestação de serviço de fornecimento de água para atender o básico do básico de um município: matar a sede do povo.

O município é tão desprestigiado no cenário estadual que em plena campanha para governador, e para deputados, o prefeito prefere contrair um empréstimo de R$ 20.000.000,00, endividar o município, a pedir apoio ao deputado que ele vai apoiar, Pedro Campos, que é quem detém hoje as chaves do cofre do estado.

É bom que se relembre que no dia 05 de agosto de 2021, o governador anunciou um investimento de 200 milhões para Serra Talhada, Santa Cruz da Baixa Verde e Triunfo. Para Salgueiro, nem os centavos desse cifra acima.

Na mesma data, o governador também anunciou que o estado está com 5 bilhões para gastar até 2022, o que vão gerar 130.000 empregos. Ainda não encontrei nada que venha para o município.

Se tem um assunto que eu queria entender melhor é esse descaso para com Salgueiro.

Por Noéliton Costa

12 comentários sobre “Artigo: Governo do Estado não tem projeto de desenvolvimento para Salgueiro

  1. M. Carvalho

    Só li verdades. Realmente não vejo o município de Salgueiro sendo contemplado por nada do governador. E olhe q a cidade tem políticos fortes. É Sertão Central merecia mais atenção. Se bem q não vejo esse governador fazendo fazendo muita coisa não. Começou agora véspera de ano eleitoral.

  2. Paulo Sálvio Leite

    Verdade Alvinho enquanto houver essa falta de união a tendência é piorar. Digo o fato de Conceição das Crioulas está acabada nem um banco na praça tem é não é só isso vários fatores afetam a população. Visto que é o distrito mais populoso de Salgueiro. Parece que as lideranças só lutam a bem de si próprio.

  3. Cristiano de Lucas Barros

    Leitor do Blog, vc deve está morando no outro lado do mundo, acho que na China,como pode defender um Governador que em 7 anos só tem o Asfalto de Conceição, mostre uma obra em andamento em Salgueiro, seja Zebra mais não seja cego.Esse Governador só faz comprar os votos em Salgueiro, que comprou 8 mil votos das Zebras como você para João Campos e ele deu foi um coice em todos que votaram nele, Claro que nos Cabeças que recebem o dinheiro não, agora muitos como você ficou só com o dedo na boca.

    1. Leitor do blog

      Você que está vivendo no mundo de fantasia ou está muito por dentro dos assunto, até de compra de voto tá sabendo, foram 8 mil votos a um preço de quanto?
      Uma obra em andamento? Lhe mostro sim! A adutora dos negreiros está em fase de finalização e é uma obra do governo estadual. Iai????

      1. Cristiano Lucas de Barros

        Essa obra é uma Vergonha, se não aumentar a capacidade da caixa d’água não adianta de nada fazer adutora, quanto ao custo dos votos acho que quem sabe melhor são vocês que comeram o dinheiro, veja na Prefeitura se tem alguma obra? Esse governo atual é só Fake, não tem nada e não faz nada por ninguém, eles controlam tudo,veja quem é que ganha as licitação hoje? Esse mandado atual é só de papel o resto é fake e arrumadinho.

        1. Leitor do blog

          Uma obra que vai acabar com o rodízio de água na cidade é uma vergonha? kkkkk

          Eu acho que o governo fake não é das 50 creches, maternidade com UTI, centro de convenções, parque de vaquejada, distrito industrial e tantas outras mentiras inventadas para ludibriar a população, mas como mentira tem perna curta só enganou uma vez. No ano passado o povo de Salgueiro disse um NÃO bem grande para esse grupo.

          1. Cristiano Lucas de Barros

            Interessante ninguém aqui está falando em Clebel, esse já foi embora estamos falando do Desgoverno Paulo Câmara e da triste realidade desse mandato atual, sei que vc deve ser mais um comendo mole sem fazer nada como dezenas que tem na prefeitura, defender tão bem assim uma doença como o Governo Paulo Câmara e o indefensável coko esse Mandato de Marcones, quero é distância de você, que com certeza é da mesma turma dos QYE come sem fazer nada.

  4. Leitor do blog

    Não vi Noéliton falando que recentemente o governador anunciou um pacote de obras em Salgueiro e já assinou a ordem de serviço. Novo asfalto da estrada de Umãs, nova pista do aeroporto, construção do IML, nova adutora dos negreiros e etc. Prefere “cuspir” mentiras. A verdade é que ainda não superou a derrota do seu candidato (que foi embora de Salgueiro), do qual ele fez parte do governo. Se não tem nada a contribuir para Salgueiro, pelo menos não atrapalhe!

  5. João Carlos Fernandes

    Coronelismo q nunca acaba.Infelizmente são covardes com a população de Salgueiro,só pensam nos seus umbigos,usam máscaras de gente do bem,vão a missa rezar todos os domingos, no entanto na segunda continuam com seu caderninho de maldade abertos para maltratar as pessoas e sobreviverem apostando na continuação de uma cidadela emancipada.

  6. Alvinho Patriota

    Olá,
    Solicitamos ao Senhor Noéliton Costa, permissão para reprisar aqui no Blog o seu artigo intitulado “Governo do Estado não tem projeto de desenvolvimento para Salgueiro”, para que pudéssemos dar o nosso ponto de vista sobre o assunto.
    Na verdade, temos dito reiteradamente que o maior obstáculo que emperra o crescimento de Salgueiro (como de tantos outros lugares), é justamente a falta de união das pessoas em buscar os investimentos comuns à toda sociedade. Existe uma verdadeira queda de braços das pessoas por conta da política pequena, mesquinha, onde cada um quer tirar vantagem em detrimento dos interesses do povo.
    Enquanto não houver o desarmamento dos ânimos, continuaremos a passos de tartaruga. É preciso que haja mais engajamento da sociedade, através de um Conselho Político onde não se discuta política partidária e sim políticas públicas, composto por indivíduos que tenham a capacidade de dialogar com todas as esferas governamentais e sociedade de um modo geral.

  7. Arnaldo Alencar

    O Pessoal que a muito tempo está no poder, não tem interesse no desenvolvimento da Cidade, na realidade eles querem é ver a população se ajoelhando aos seus pés, pedindo Pipa d’água, um trator para ajeitar uma estrada e um emprego para um filho, para isso basta ver que a atual gestão faz um Governo totalmente familiar, onde o parentesco é a chave de entrada nas portas dos órgãos da Prefeitura, por isso não existe qualquer interesse no desenvolvimento da cidade, eles querem ver é o povo beijando seus pés.