Pesquisadores sul-coreanos conseguiram cultivar células bovinas em grãos de arroz. O feito é um grande passo para alcançar uma fonte de proteína sustentável, acessível e ecologicamente correta que poderia potencialmente substituir a criação de gado por carne.
O professor Jinkee Hong, da Universidade Yonsei, em Seul, que liderou o trabalho publicado na revista Matter este mês, disse que o “arroz bovino” é o primeiro de seu tipo a usar partículas de grãos como base para o cultivo de músculos animais e células de gordura.
Os grãos de arroz tratados com enzimas para criar um ambiente ideal para o crescimento celular são infundidos com células bovinas que são cultivadas para obter o produto híbrido final que mantém a forma do grão de arroz, mas apresenta uma cor rosada.
A equipe Yonsei não é a primeira a tentar trazer para a mesa produtos derivados da carne cultivados em laboratório. Empresas em todo o mundo já lançaram carne cultivada. Frango e enguia à base de plantas cultivados a partir de soja já estão à venda em Cingapura.
Mas a equipe de Hong disse que o arroz representa uma base excepcionalmente segura para o cultivo de células animais em relação à soja ou nozes, devido a uma incidência muito menor de alergia.
“Se for desenvolvido com sucesso em produtos alimentares, o arroz bovino cultivado poderá servir como uma fonte sustentável de proteína, especialmente em ambientes onde a pecuária tradicional é impraticável”, disse ele.
Fonte: Reuters