Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Alunos da Univasf de Salgueiro preferem construção de campus na antiga estação ferroviária

Estudantes da Univasf de Salgueiro, que já cursam Engenharia de Produção e Ciência da Computação de forma provisória na Fachusc desde 2019, iniciaram uma mobilização para que o prefeito Marcones Sá envie um projeto à Câmara de Vereadores renovando a doação do terreno da antiga estação ferroviária à entidade. A comunidade acadêmica prefere que o campus da instituição seja construído dentro da cidade, embora alguns políticos locais queiram transferi-lo para outras áreas, como as imediações do IFSertãoPE, às margens da BR-232, visando o estabelecimento de uma ‘cidade universitária’.

Esse posicionamento dos alunos e professores foi exposto pelo estudante Lucas Rosendo, em participação na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Salgueiro dessa quarta-feira, 7. “Alguns alunos são de outras cidades e já é uma dificuldade chegar até Salgueiro e ter um campus afastado, aumentaria mais essas dificuldades. Não é viável ter um campus afastado do Centro da cidade, distante de locais para alimentação e demais coisas. A Univasf já tem um campus afastado na cidade de Petrolina, que é o Campus de Ciências Agrárias, e sabemos as dificuldades que os alunos enfrentam diariamente”, disse o aluno de Engenharia de Produção.

A prefeitura doou o terreno à universidade federal em 2018 e a instituição tinha prazo de dois anos para iniciar a obra de construção do campus, o que não aconteceu por falta de orçamento. Sendo assim, a Univasf solicitou que o prefeito enviasse projeto à câmara renovando a doação, mas até o momento a proposta não chegou à casa legislativa.  No dia 12 de abril, em reunião com o reitor pré-tempore, professores e alunos da universidade, o prefeito se comprometeu a renovar a doção do terreno. O prazo se venceu no dia 4 de maio e não houve o envio. Já existe, inclusive, um projeto pronto para a obra, adaptado à topografia do terreno. A comunidade acadêmica também cobra da Univasf um cronograma de início dos trabalhos.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

5 comentários sobre “Alunos da Univasf de Salgueiro preferem construção de campus na antiga estação ferroviária

  1. Jaqueline Andrade

    Defender a tese de uma cidade universitária é fácil e bonitinha,qns se quer apoiar partido político. Ter um polo universitário afastado,nao gera economia e dificulta a vida dos estudantes.

  2. Carlos

    Séria ótimo tudo nos seus devido lugares ser criado uma cidade universitária a nossa cidade merece mais do que isso.

  3. Leitor do blog

    Salgueiro tem que ter sim uma cidade universitária. Com a UPE, Univasf, Fachusc e IF. Todas próximas e o melhor lugar para construção da Univasf é sim as margens da BR 232!

    1. Gustavo José Bezerra Pires

      Para quem vê de fora pode até ser “bonitinho” ter uma “cidade universitária”, mas para quem vai vivenciar isso, é muito precário. O curso é integral, não existe locais para alimentação, o transporte é um caos, os estudantes em pé nos ônibus, colados um no outro, isso quando há vaga no ônibus. Sem contar os inúmeros pontos negativos relacionados a perda de dinheiro com a nova adaptação do projeto a essa nova topografia. O projeto já está todo feito, pronto para iniciar as obras, seria uma perda de tempo e dinheiro público.

    2. Carlos Alberto de Souza

      Vcs sabem quanto tempo tem UPE E O IF em salgueiro cresceu o quê na quelas imediações nada então o lugar certo é na estação mesmo melhor localidade e perto de tudo as vezes a política do contra só atrapalha