Agentes de Endemias de Salgueiro e região já estão equipados com nova tecnologia para combater o Aedes

A secretária executiva da Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES), Luciana Albuquerque, realizou na manhã desta terça-feira, 7, no auditório do Hotel Imperador, em Salgueiro, a entrega de 83 aparelhos celulares para os Agentes de Combate a Endemias (ACE) dos sete municípios da VII Geres (Gerência Regional de Saúde). Os smartphones têm acesso à internet e são equipados com o aplicativo e-visit@-PE, que permite o envio em tempo real das informações colhidas durante as visitas domiciliares.

Luciana ressaltou a importância da parceria com a Secretaria de Saúde do Mato Grosso do Sul, que desenvolveu a tecnologia e cedeu a Pernambuco. “A parceria entre as duas secretarias é muito importante para dar continuidade as muitas vertentes no enfrentamento das arboviroses, área complexa da Vigilância em Saúde. Agora, os agentes estão capacitados para usar o aplicativo e os órgãos municipais e estadual poderão atuar de forma mais efetiva, cada um com suas atribuições”, frisou.

A gerente do Programa Estadual de Controle das Arboviroses da SES, Claudenice Pontes, explicou como a tecnologia ajudará no combate ao mosquito. “O sistema e-visit@PE substituirá todas as planilhas diárias semanais geradas pelos agentes e os seus supervisores nos municípios para controle das visitas domiciliares e identificação de focos do Aedes. Agora, tudo será na plataforma digital, possibilitando um diagnóstico mais rápido da situação ambiental e das condições que podem favorecer a proliferação do mosquito em determinadas áreas. Dessa forma, todas as ações de controle poderão ser elaboradas em tempo oportuno”, expôs.

Da redação do Blog Alvinho Patriota