Agência Estadual de Meio Ambiente intensifica fiscalização em três municípios do Sertão do Araripe

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) intensificou fiscalização na semana passada nos municípios de Bodocó, Trindade e Araripina, no Sertão do Araripe. De 26 a 30 de abril, agentes do órgão aplicaram multas por infrações ambientais, interditaram estabelecimentos sem licença ambiental, apreenderam veículos e resgataram aves silvestres criadas em cativeiro. As ações contaram com apoio da Polícia Militar.

Em trindade, a equipe flagrou desmatamento em três áreas diferentes. “Com o apoio das imagens de um drone, nós chegamos às áreas, quando os infratores estavam derrubando as árvores e colocando-as em caminhões, que fariam o transporte ilegal. Apreendemos três motosserras e 11 foices e conduzimos os infratores à delegacia. Os motoristas foram multados em R$ 1,8 mil no total”, explicou o chefe do setor de Fiscalização Ambiental da CPRH, Thiago Costa Lima.

Ainda de acordo com Thiago, no momento da operação não foi possível identificar os proprietários das áreas desmatadas, mas todos serão identificados e multados. A equipe apreendeu um caminhão que transportava lenha ilegal para uma calcinadora de Ouricuri. O motorista foi multado em R$ 460 e a calcinadora interditada por falta de licenciamento ambiental.

Os trabalhos terminaram com o resgate de pássaros. “A equipe tinha a missão de apurar denúncias sobre desmatamento, feitas à Ouvidoria Ambiental e ao Ministério Público de Pernambuco, mas os agentes ambientais também recuperaram 52 aves silvestres criadas ilegalmente”, informou a coordenadora de Fiscalização Ambiental, Silvana Valdevino, explicando que as aves foram levadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara).

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Um comentário sobre “Agência Estadual de Meio Ambiente intensifica fiscalização em três municípios do Sertão do Araripe