Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Afirmar ‘se eu perder, houve fraude’ é ‘discurso de quem não aceita a democracia’, diz Barroso

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou nesta quinta-feira que jamais foi documentado um episódio de fraude nas eleições realizadas com as urnas eletrônicas e que o discurso de “se eu perder houve fraude” é um discurso de quem “não aceita a democracia”, uma vez que o atual sistema consagra a democracia, já que permite a alternância de poder.

As falas do ministro ocorrem no mesmo dia em que Bolsonaro prometeu revelar, em sua live semanal, supostas “provas de fraude” na contagem de votos do segundo turno da eleição presidencial de 2014, quando Dilma Rousseff (PT) foi reeleita, vencendo Aécio Neves (PSDB).

— Em 2014, o partido do candidato derrotado pediu auditoria do sistema, que foi feita, e o próprio candidato reconhece que não houve fraude. Isso não aconteceu. Nunca se documentou, por que o dia que se documentar, o papel da Justiça Eleitoral é imediatamente apurar. Uma fraude exigiria que muita gente no TSE estivesse comprometida. Ia ser uma conspiração de muita gente. Não há precedente e não há razão para se mexer num time que está ganhando — disse Barroso.

O ministro participou da solenidade de inauguração da nova sede do Tribunal Regional Eleitoral do Acre, e foi homenageado com a medalha da ordem da Justiça Eleitoral do estado. Em seu discurso, com fortes recados em defesa da democracia e do atual sistema eleitoral brasileiro, o presidente do TSE reafirmou a segurança das urnas eletrônicas e disse que a democracia é um “espaço de convivência de pessoas que pensam diferente”.

Fonte: O Globo

Um comentário sobre “Afirmar ‘se eu perder, houve fraude’ é ‘discurso de quem não aceita a democracia’, diz Barroso

  1. DAMIÃO

    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA DIZ QUE SE ELE PERDER A ELEIÇÃO NO ANO DE 2022 É POR QUE HOUVE FRAUDE, ENTÃO ELE AFIRMA QUE ELE GANHOU AS ELEIÇÕES PASSADAS PORQUE HOUVE FRAUDES? SERÁ!
    O QUE DEVE ACABAR É COM ELEIÇÕES EM DOIS TURNOS, ACREDITO QUE AÍ ESTÁ O MAIOR PROBLEMA, POIS É DAÍ QUE COMEÇA OS ARRUMADINHOS DAS DISTRIBUÍÇOES DE CARGOS POLÍTICOS E HAJA CARGOS E ATÉ CRIAÇÃO E RECRIAÇÃO DE MINISTÉRIOS!
    NELE VOTEI PARA NUNCA MAIS…
    TENHO UM POUCO MAIS DE 70 ANOS DE IDADE, FOI O ÚNICO VOTO QUE CONSCIENTEMENTE ERREI.

    PODE MUDAR O SISTEMA\ DE ELEIÇÕES DO JEITO QUE QUISEREM, SÓ DIGO UMA COISA O PRESIDENTE TEM POUCAS CHANCES DE SER REELEITO.

    O EXM SR. MINISTRO, LUÍS ROBERTO BARROSO ESTÁ CORRETÍSSIMO EM TODAS AS SUAS AFIRMAÇÕES.