Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

A vitória da Copa América dá a Lionel Messi a vantagem no debate “O Maior de Todos os Tempos”?

Quando o apito final soou no Maracanã no Rio de Janeiro, e a Argentina foi coroada campeã da Copa América pela 15ª vez, terminando a sua enorme espera de 28 anos por talheres de prata, o debate “O Maior de Todos os Tempos” teve uma nova reviravolta na sua história.

Nunca tendo ganho um grande torneio com a La Albiceleste antes do seu recente sucesso na Copa, muitos argumentaram que Messi era, portanto, inferior ao seu velho rival Cristiano Ronaldo, que naturalmente venceu o Campeonato Europeu na França com Portugal em 2016.

No entanto, agora que o enorme peso de finalmente ganhar um grande troféu internacional foi retirado dos ombros do jogador de 34 anos, e a medalha internacional de Messi e Ronaldo está ao mesmo nível, será que a lenda do Barcelona tem mais uma vez a vantagem sobre o avançado da Juventus?

Se você visitar o melhor site de apostas online, notará que Messi é agora o grande favorito para ganhar a procurada Bola de Ouro FIFA, que seria, claro, o seu sétimo título, e que significaria que ele tiraria dois de Ronaldo, que aos 36 anos de idade, certamente não teria tempo suficiente na sua carreira para recuperar essa vantagem.

Muitas vezes o coração palpitante da Seleção Argentina, Messi fez realmente com que o time se sagrasse campeão na recente Copa América – talvez mais do que nunca. Com quatro gols e cinco assistências, a lenda do Barcelona contribuiu para nove dos 12 gols da Albiceleste – ganhando o Jogador do Torneio e a sua primeira Chuteira de Ouro da Copa, ao mesmo tempo que foi nomeado na Equipe do Torneio.

Não há dúvida de que ambos os homens têm currículos brilhantes. Messi ganhou 10 títulos La Liga, sete Copas del Reys e quatro Ligas dos Campeões com o Barça, enquanto Ronaldo ostenta sete títulos da liga, seis taças principais e cinco Ligas dos Campeões do seu tempo na Inglaterra, Espanha e Itália com o Manchester United, Real Madrid e Juve, respectivamente.

Mas, enquanto Messi tem uma ligeira vantagem sobre a medalha e Ballon d’Or na frente, Ronaldo está mesmo à frente na marcação de gols, embora tenha jogado quase 150 jogos a mais do que o seu homólogo. O recorde de gols da Liga dos Campeões (134 gols) da superestrela portuguesa, é de que ele se sentirá particularmente orgulhoso, especialmente porque Messi está 14 gols atrás (120).

Em 1.026 jogos pelo clube e pelo país (excluindo os amistosos do clube), Ronaldo marcou 748 gols e deu 226 assistências, com uma proporção de um gol em cada 1,37 jogos. Considerando que Messi jogou 884 vezes pelo clube e pelo país (excluindo os amistosos do clube), a sua contagem de 711 golos (uma proporção de um gol por cada 1,24 jogos) é talvez mais impressionante, enquanto que com 300 assistências, ele marcou 74 gols a mais do que Ronaldo.

Mesmo ao acabar com a sua grande seca internacional de prataria, os fãs de Ronaldo foram rápidos a divertir-se em Messi por um momento embaraçoso na final. O jogador de 34 anos terminou na baliza, um contra um, com Ederson. No entanto, ele ficou com a cara vermelha quando escorregou, desperdiçando a oportunidade de fazer 2-0. Messi teve a última risada, levantando o troféu no Maracanã.

Com a Copa do Mundo do Qatar, provavelmente a última vez que vemos Messi e Ronaldo num grande torneio internacional, não vamos discutir sobre quem é melhor. Em vez disso, vamos saborear cada segundo do seu brilho e considerar-nos sortudos por termos testemunhado uma era tão fantástica de futebol!