No segundo semestre de 2009, os salgueirenses ficaram entusiasmados com a possibilidade de instalação de uma fábrica de computadores no município, que iria gerar cerca de 200 empregos diretos, sobretudo para os jovens. Infelizmente a promessa feita pelo Governo do Estado, que teria um investimento de R$ 4 milhões, nunca saiu do papel, assim como a plataforma multimodal, outra ação que poderia impulsionar o desenvolvimento econômico do município.
Na época, o governador Eduardo Campos (in memoriam) disse em entrevista na cidade que Salgueiro receberia uma fábrica da Tupan Informática, que iria se instalar num terreno doado pela prefeitura. No local seriam produzidos computadores (desktops e notebooks), celulares e suprimentos de informática, como pentes de memória, a partir de componentes importados da China. Isso nunca chegou a se concretizar, não se sabe porquê. A matéria sobre o projeto que não que saiu do papel pode ser acessada no Blog Alvinho Patriota.
Decorridos 15 anos, muitos salgueirenses devem ter esquecido a fábrica prometida que nunca existiu, mas o desenvolvimento econômico continua sendo o principal anseio da maioria da população, como indicam pesquisas.
Da redação do Blog Alvinho Patriota
Olá,
Interessante o reprise dessa matéria, fato que nos concede a oportunidade de comentar sobre o assunto.
Na época eu exercia mandato de vereador do município de Salgueiro e como tal participei da votação de doação pelo município, do terreno (às margens da BR 232, próximo da escola ERENSAL e IMIP).
Depois a Prefeitura encaminhou um pedido de crédito para planear o mesmo terreno, valor considerável.
Interessante é que quando o donatário não constrói a obra no prazo de dois anos, prorrogável justificadamente por igual período, o imóvel voltará ao patrimônio do doador, no caso o município de Salgueiro.
Vale a pena o município informar sobre o caso à população e a imprensa livre exercer o seu papel.
Alvinho Patriota