Tem início no dia 12 de novembro, no Centro Cultural Sesc Garanhuns, a 7ª edição da Mostra Sesc de Cinema, um projeto nacional de estímulo à produção audiovisual e formação de público. Em Pernambuco foram selecionadas 27 produções para exibições em várias cidades até o fim do ano, entre elas, Petrolina, Triunfo e Arcoverde. Destas produções, duas vão integrar a grade nacional da mostra.
Todo o processo de submissão, curadoria e seleção aconteceu em julho e agora, com o anúncio dos filmes escolhidos, as unidades do Sesc se preparam para as exibições estaduais. A Mostra de Cinema passará por Garanhuns, Petrolina, Triunfo, Arcoverde e Caruaru.
Em Pernambuco foram inscritas 89 produções para a Mostra e as selecionadas vieram de diversos municípios, como Caruaru, Garanhuns, Condado, Olinda, Recife, Goiana, Bezerros, Afogados da Ingazeira e Arcoverde.
Entre os 27 escolhidos, dois receberam destaque para o Panorama Nacional: “Tijolo por tijolo”, que discorre sobre a luta de um casal do Ibura, no Recife, para sobreviver durante a pandemia; e “Eu nunca contei a ninguém”, a respeito da relação entre neto e avô, segredos escondidos por adultos e a presença da morte.
Na programação da mostra estadual, os destaques são: “Hoje eu só volto amanhã”, que traz as vivências do Carnaval de Olinda, a partir de uma personagem; e “Emocionado”, uma comédia que fala da relação e frustração amorosa da juventude. Este recebeu menção honrosa no recorte pernambucano.
“Assim como nos outros anos, a Mostra Sesc de Cinema tem esse lugar de reunir narrativas diversas e revelar novos olhares fílmicos, com exibições gratuitas que percorrem nas unidades Sesc de várias cidades, do Sertão ao Litoral. Ao circularmos os filmes do Panorama Estadual, o espectador tem a oportunidade de se deparar com o pensamento audiovisual pernambucano contemporâneo e refletir junto”, salienta a coordenadora da etapa estadual da Mostra Sesc de Cinema, Gabi Saegesser.
Da redação do Blog Alvinho Patriota