Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

2ª Grande Cavalgada movimenta Salgueiro neste feriado da padroeira do Brasil

Cultura, devoção e fé marcaram a 2ª Grande Cavalgada da Diocese Salgueiro realizada na manhã desta sexta-feira, 12, feriado da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Vaqueiros e cavaleiros de Salgueiro, Serrita, Cedro, Verdejante, Mirandiba e até de cidades do Cariri do Ceará começaram a se reunir às 6h30 em frente à Capela Mãe Rainha, na antiga estação ferroviária de Salgueiro, e saíram em cavalgada por ruas do Centro por volta das 8h30.

Os fiéis percorreram a Avenida Antônio Angelim, Rua José Vitorino de Barros, Avenida Aurora de Carvalho Rosa, Rua Clarisbalte Figueira Sampaio, Rua Otoniel Alves da Silva e pararam no Açude Velho, onde eram já aguardados pelo bispo diocesano Dom Magnus Henrique, acompanhado de diversos padres e várias pessoas.

No local aconteceu um momento que simbolizou o encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida em 1917, no Rio Paraíba, no Vale do Paraíba-SP. Três fiéis num barco lançaram redes no Açude Velho e pescaram a imagem da santa, entregue depois ao bispo sob muitos aplausos. Padre Lourival recebeu a imagem de Santo Antônio e o cortejo seguiu em direção ao pátio da Nova Catedral, onde vai acontecer um bingo e almoço dos vaqueiros.

Em entrevista ao Blog Alvinho Patriota, Dom Magnus lembrou que a diocese está completando oito anos de fundação hoje e destacou que o evento é uma grande manifestação de fé do povo sertanejo. “Esse momento de fé é a manifestação do nosso povo, de modo especial do nordestino, dos vaqueiros, acontecendo em frente à antiga cadeia pública. Este lugar já foi local de sofrimento e hoje torna-se um lugar de alegria, de esperança e de fé, com a chegada da imagem de Nossa Senhora de Conceição Aparecida”, disse.

A cavalgada faz parte da programação da 2ª Festa de Nossa Senhora Aparecida da Diocese Salgueiro. O evento começou no dia 3 de outubro e termina na noite desta sexta-feira com Santa Missa celebrada pelo bispo, quermesse e apresentação cultural.

Da redação do Blog Alvinho Patriota