O primeiro voo da operação de repatriação dos brasileiros, e seus familiares, que fogem da guerra no Líbano deixou a capital do país, Beirute, na manhã deste sábado (5/10). Segundo o Ministério da Defesa e do Ministério das Relações Exteriores, 229 passageiros embarcaram nessa primeira viagem.
Entre os passageiros estão 10 crianças de colo e três animais domésticos. O voo faz uma escala em Lisboa e segue para Guarulhos (SP) onde deverá chegar na manhã deste domingo.
A tripulação do voo da FAB é composta por uma equipe multidisciplinar que realizará atendimento médico e psicólogico aos passageiros, ainda no avião. “A equipe está realmente preparada para tratar qualquer que seja o problema de saúde que eles venham a apresentar durante o voo”, afirmou o major Lopes, médico.
No momento em que o avião KC-30, da FAB, chegou a Beirute a cidade estava sob forte fumaça em função dos bombardeios realizados por Israel.
A previsão inicial do governo brasileiro era realizar o primeiro voo de repatriação na sexta-feira (4/10), mas por razões de segurança o voo foi adiado. Novas viagens serão realizadas nos próximos dias e segundo o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira todo esforço será realizado para repatriar todos os brasileiros interessados em deixar o Líbano. “Segundo voo está previsto para o decorrer da próxima semana, a depender das condições de segurança no terreno”, afirma nota do Itamaraty publicada neste sábado.
Fonte: Correio Braziliense