Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Zona rural de Salgueiro abandonada; sujeira toma conta

Agricultores de Salgueiro sofrem de todas as formas. Precisam enfrentar falta de água, transporte escolar de crianças em cima de carros pau de arara, falta de energia elétrica e estradas em péssimo estado de tráfego. Outro grande problema que os moradores de localidades rurais de Salgueiro são obrigados a conviver, é com o lixo acumulado às margens das estradas e nas redondezas das residências onde moram.

As fotos acima postadas foram registradas recentemente no Sítio Dnocs, na estrada que dá acesso ao Açude da Boa Vista, um dos pontos turísticos de Salgueiro. Em um das fotos dá para ver claramente garrafas de material de limpeza descartadas na natureza de maneira irresponsável, ao lado do Matadouro Público. As garrafas de água sanitária e alvejante provavelmente são jogadas ao lado do estabelecimento público, após trabalhos de limpeza no matadouro.

O ‘nível de sujeira nas propriedades rurais salgueirenses é preocupante’. Talvez os moradores dessas localidades nunca viram um carro de coleta de lixo passando na porta de suas casas. Isso ‘fere os princípios da cidadania e da garantia do bem estar para com as pessoas que pagam impostos em tudo que compram’. Afinal de contas um município é composto por zona urbana e rural e todos devem pesar igual na balança do governo.

Por Chico Gomes

15 comentários sobre “Zona rural de Salgueiro abandonada; sujeira toma conta

  1. liza

    senhor arnaldo luciano o sr.prefeito nao tem culpa da ceboseiras dos outros aqui na zona urbana todas as ruas recebem atendimento adequado sobre a coleta de lixo mais muita gente deixa pra jogar o lixo depois que o carro passa entao o povo é quem tem que ter Consciência e na zona rural ate onde eu sei o lixo deve ser queimado mais a populaçao nao tem Consciência e gosta de ceboseira ai a historia é outra e a culpa nao é do prefeito…

  2. Socorro

    Agora “danou-se mesmo”, o município de Salgueiro tem uma área de quase 1.800 quilômetros quadrados com aproximadamente 60 mil habitante e a prefeitura ser responsável pela limpeza das casas? Misericórdia Senhor Deus! Quando eu era criançinha lá na Fazenda Várzea há 35Km de Belém do São Francisco aprendi com as palestras do Dr. Álvaro Almeida Dantas do FSESP que os lixos das nossas casas eram para serem enterrados ou queimados e minha mãe com 12 filhos não ensinou a nenhum de nós jogar o lixo no terreiro ou ao derredor da nossa casa. Sou descendente de família pobre e me orgulho disso. Ser pobre não é sinômimo de sujo e nem miserável. Seria bom que cada um fizesse a sua parte.

  3. Maria Luisa

    Amada Lurdinha, se existe tanta democracia neste site pq será que o moderador dificilmente aceita os meus comentários? Feliz Natal… e realemente sou apaixonada pelas convicções que defendo, como vejo que vc tmb!
    Feliz Natal e um próspero ano novo

    1. Lourdinha

      Cara Maria Luisa pq insiste em mentir, as pessoas estão vendo,TB TE DESEJO UM NATAL DE MUITA PAZ E AMOR, E UM ANO VINDOURO COM TUDO MAIS CLARO, VC PRECISA ENXERGAR…SANTA lUZIA TOME CONTA DE SEUS OLHOS.

  4. Salgueirense

    Não venho defender A OU B. Mais falar, de gente que age simplesmente como torcedor de time futebol que aconteça o que acontecer estão ali firme sem enxergar um palmo diante do nariz, precisamos pensar antes em nós povo…no que estamos plantando para nos nossos filhos, netos e etc… colherem amanhã, a verdade é só uma nossa cidade está uma verdadeira baderna, lixo como se pode ver, drogas diversas como farinha na feira, o trânsito infernal a PM essa ATÉ QUEREM TRABALHAR E TRABALHAM mais, tem suas funções na maioria dos seus precisos tempo desviadas por seus superiores.’COMPESA” a falta de água na cidade e na zona rural é quase que geral.SAÚDE pública! uma miséria… a Cidade esburacada, as empresas trabalham sem nenhuma fiscalização, como se não bastasse querem que o prefeito atual e outro que possa vir a governar por decreto, possa gastar o dinheiro público como quiser sem ninguém poder reclamar ou seja impedir, isso é muita irresponsabilidade, diante do temos visto por aqui, vejam até o INSS de SALGUEIRO, sinceramente eu nunca imaginei que fosse acontecer o que está acontecendo, por tanto… DIGO MAIS, não adianta ninguém vir me dizer que não é isso, pois nem me dou ao trabalho de voltar a descutir com você puxa saco de quém quer que seja, é isso que vejo e é disso falo.

  5. Maria Luisa

    Se está suja é pq como na cidade as pessoas não tem conciência e joga lixo em lugares improprios, prejudicando assim o meio ambiente. Nunca a zona rural foi tão bem tratada como está sendo: com saúde e educação de qualidade, merendas excelentes, médicos e enfermeiras maravilhosos, e professores qualificados para atenderem as nossas crianças. ( Espero que aceite o meu comentário… pq democracia neste site é coisa que o mediador e o dono não conhecem…. comentários denegrindo a imagem do governo municipal ele aceita todos, os que defendem o governo são excluídos, já fui sua eleitora mais hj só decpção)

    1. lourdinha

      Cara MARIA Lucia pq não falar a verdade?Dizer que não existe democracia neste Blog não condiz com a realidade, basta que as pessoas visitem as matérias deste blog, que verão que vc está mentindo pois, tem comentários absurdo que denegrindo a imagem do proprietario e de outros…. mulher tudo na vida tem que ter limite, PAIXÃO MATA…

  6. lourdinha

    É LAMENTÁVEL QUE AINDA EXISTA POR QUE AQUI TANTA GENTE SEM A MÍNIMA PREOCUPAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE, MESMO TENDO PLENA CONCIENCIA DE QUE AMANHÃ SOFRERÁS AS GRAVES CONSEQUENCIAS.EU TAMBEM ESTIVE LÁ UMA ÚNICA VEZ A TRABALHO, “FOMOS UM GRUPO DE APRÓXIMADAMENTE VINTE PESSOAS RECOLHEMOS MUITO LIXO E ORIENTAMOS DONO DO BAR A NÃO MAIS PERMITIR QUE JOGUEM LIXO, MAIS PARECE QUE ELE É É DOS JOGADORES” POR INCRÍVEL QUE LHE POSSA PARECER ESTAVAMOS TIRANDO UM CURSOS DE COMO CONSERVARMOS O MEIO AMBIENTE,FIZEMOS VISITAS AOS MAIS VARIADOS LOCAIS NA ZONA URBANAS E RURAIS DO NOSSO MUNICÍPIO, NÃO É FALTA DE CONCIENTIZAÇÃO, É FALTA DE VERGONHA DE BOA PARTE DESSE POVO DAQUI.O PRÓPRIETÁRIO DESTE BLOG, É UMA DAS PESSOAS QUE MUITO SE IMPORTA COM ESTA QUESTÃO DE CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, TEM DADO PALESTRAS EM ESCOLAS, ANDA SEMPRE COM UMA SACOLA NO CARRO, ONDE UER QUE ELE VÁ A SACOLA ESTÁ SEMPRE ALI JUNTO.

    1. Lourdinha

      Ricardo,com todo respeito lhe respondo,O curso era pelo CVT,mais não eramos funcionários da Prefeitura, apenas estamos fazendo uma demonstração, eu particularmente posso lhe garantir que sinto vergonha de jogar lixo onde não deve.

    2. Geraldo

      Você, Ricardo, deve ser um sério incentivador dos bons hábitos de se jogar lixo no lixo, pois o que vemos em nossa cidade é uma completa falta de educação e cidadania dos moradores que não se importam onde jogar seus dejetos, e o fazem simplesmente para se livrar de um problema e jogar a “sua culta” na gestão municipal, que diga-se de passagem está fazendo um belo trabalho! A questão é puramente de FALTA DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA!!!

  7. arnaldo luciano de alencar

    Isso que se está vendo no MATADOURO PÚBLICO é a SALGUEIRO MODERNA que o Sr.PREFEITO fala na mensagem de NATAL que a PREFEITURA DE SALGUEIRO mandou em cartões de natal e está sendo veiculada nas rádios do municipio.

  8. paulo leite

    Estive em Salgueiro e a convite de amigos fui até o açude do DNOCS para comer uma galinha de capoeira no bar de Pedro Baiano lá pude ver nos arredores, onde ficam as mesas muita sujeira como garrafas pet,copos descartáveis etc.A responsabilidade não é só da prefeitura o povo devia ter consciencia que a caatinga também faz parte do planeta se cada um recolhece o lixo que produz a natureza ia agradecer.O dono do bar tambem poderia contribuir com a limpeza só quer lucrar e o asseio nada. Avigilancia sanitaria deviafazer uma visita lá.Autorizo a divulgação deste comentário. paulo leite de São Paulo.