Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Volkwagen aceita pagar até US$ 14,7 bi pelo escândalo por motores a diesel

A Volkswagen aceitou pagar até 14,7 bilhões de dólares nos Estados Unidos para pôr fim aos litígios judiciais gerados pelo escândalo de seus motores a diesel, que fez cair suas vendas e prejudicou sua imagem.

Negociado sigilosamente com as autoridades americanas durante dois meses, esse acordo ainda deverá ser aprovado pela Justiça local, mas lança o valor da conta entregue ao gigante automobilístico alemão.

“Esse compromisso parcial marca uma importante primeira etapa para que a Volkswagen pague pela violação de suas obrigações legais e da confiança do público”, mencionou Sally Yates, funcionária do Departamento americano de Justiça.

Por esse plano, os proprietários de cerca de 480.000 veículos da Volkswagen com motor a diesel terão a possibilidade de revender esses automóveis à empresa, ou de fazê-la consertá-los integralmente.

Em qualquer uma das hipóteses, cada proprietário poderá receber indenizações em espécie que podem chegar a 10.000 dólares.

O valor desses veículos recomprados seria os de setembro do ano passado, antes do escândalo iniciado nos Estados Unidos e que se estendeu para outros países.

Contabilizando-se apenas as indenizações, o valor chegaria a 10,03 bilhões de dólares.

Além disso, a Volkswagen deverá desembolsar mais 2,7 bilhões de dólares para “remediar integralmente” as emissões de gases poluentes de seus automóveis nos Estados Unidos.

Separadamente, o grupo automotivo busca um acordo por 603 milhões de dólares com 44 estados americanos e com o Distrito de Colúmbia (onde fica Washington) e Porto Rico.

De acordo com autoridades americanas, os motores a diesel da Volkswagen emitem 40 vezes mais gases poluentes do que os níveis autorizados. O software instalado nessas unidades falsificava os resultados da medição de emissões.

Fonte: AFP