Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Vídeos mostram secretário da gestão do PSB convocando servidores da prefeitura do Recife para campanha de João Campos

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o secretário de Administração e Gestão de Pessoas do Recife, Marconi Muzzio, convocando servidores da prefeitura, da gestão de Geraldo Julio (PSB), para fazer campanha para o candidato a prefeito João Campos (PSB), no segundo turno das eleições. Nas imagens, o gestor fala sobre equipes de panfletagem formadas por terceirizados e comissionados.

Nos vídeos, Marconi Muzzio, que é secretário da gestão do PSB desde 2012, dá uma espécie de palestra, em um comitê de campanha de João Campos.

Ele afirma que, se a candidata Marília Arraes (PT) for eleita, “não vai dar continuidade ao legado das secretarias”. Também pede que a campanha foque nos votos da Delegada Patrícia (Podemos) e Mendonça Filho (DEM), candidatos ligados ao campo da direita que foram derrotados no primeiro turno.

“Nunca vivenciamos essa realidade. Então, quando você nunca vivencia essa realidade, você precisa dar resultados diferentes dos que você dava. E você só vai dar resultados diferentes dos que você dava fazendo coisas diferentes do que você fazia. Porque quem espera resultados diferentes da mesma coisa é doido”, diz, na gravação.

Durante a fala, o secretário também aponta o nome de outros secretários municipais da gestão Geraldo Julio que estariam vinculados à campanha de João Campos. Ele ressalta a presença de Ana Rita Suassuna, secretária de Assistência Social, Rafael Figueiredo, procurador-geral do município, além de Sílvio Lins, procurador municipal.

“Eu tenho certeza de que existem outras estratégias como guia, como presença de bandeiras, etc, mas não tenho dúvida alguma de que, mais do que em qualquer outra eleição, esse grupo aqui, todo esse grupo, é muito importante. E você pode estar pensando assim: ‘Marconi, tu estás falando para eu que vim aqui, num domingo, deixei de ir para a praia, beber cerveja, para estar aqui, por que está falando isso para mim?’. Porque eu preciso que vocês, que estão aqui, não deixem de fazer mais, dia nenhum, até o dia da eleição, e eu preciso que vocês cobrem dos colegas de vocês. A cobrança do assessor de Ana Rita, de Silvinho, de Rafael”, pede.

Marconi Muzzio também diz, nos vídeos, que os voluntários devem fazer “campanhas massivas” nas ruas, para tentar angariar votos para o candidato do PSB.

Servidor concursado do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), ele fala sobre a frustração de a campanha do PSB aparecer, em pesquisas Ibope e Datafolha, em segundo lugar nas intenções de voto.

“Eu tenho convicção e vou explicar a vocês, também, de que eu vou sofrer muito menos do que a maioria da população da nossa cidade, porque, primeiro de tudo, do ponto de vista pessoal, eu não sou secretário como profissão. A minha profissão é de servidor público. […] A chance que a gente tem de reverter esse quadro é de fazer o que a gente vem fazendo nesses seis dias, sete dias. Não tem mais feriado, não tem mais descanso, quero todo dia, todo mundo”, afirma.

Resposta
Por meio de nota, a Prefeitura do Recife informou que “não existe qualquer tipo de pressão ou influência para a participação de servidores em qualquer ato relativo às eleições municipais”.

A Prefeitura do Recife disse, ainda, que “mantém um posicionamento institucional diante de todo o processo eleitoral e a conduta dos seus servidores é regulamentada pela Cartilha de Condutas Vedadas, estabelecida pelo Decreto Municipal 33.757/2020, elaborada e divulgada pela Controladoria Geral do Município e Procuradoria Geral do Município”.

Ainda de acordo com a administração municipal, “os servidores municipais têm a liberdade assegurada para exercer seu direito e participar das eleições, dentro dos limites estabelecidos pela legislação”.

Fonte: G1