Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Viagem sem estresse: dicas para começar a planejar seu roteiro

         Foto: Unsplash

Planejar uma viagem pode tomar um de dois rumos: ou vai ser divertido, ou vai ser estressante. A tarefa é, no entanto, necessária para que não passemos nenhum tipo de perrengue quando chega a hora de relaxar e desfrutar do nosso tão sonhado tempinho longe da realidade.

Confira uma pequena lista de cuidados que você deve ter no planejamento de suas viagens!

1. Escolha do destino

Parece óbvio, mas escolher o destino das suas férias pode ser uma questão. Se você viaja sozinho, pode ficar mais fácil. Afinal, você poderá ir para onde quiser, certo? Mas se você vai dividir momentos com outras pessoas, ou se tem gostos bastante variados, pode surgir uma indecisão que tem tudo para ser uma pedra no seu sapato.

Uma forma de decidir é acompanhar sites de promoções de passagens aéreas, que geralmente têm boas ofertas ao longo do ano todo, como o Melhores Destinos. Você também pode inverter a ordem das decisões e começar pelo orçamento: dependendo de quanto você pode gastar é possível montar uma lista de destinos que melhor se encaixam no momento. Lembre-se de que essa lista dependerá da época do ano em que você pretende viajar, sendo que as épocas mais concorridas podem ter uma alta considerável de preços de passagens, hotéis, restaurantes etc.

Se mesmo assim você não consegue decidir um local, por que não dar uma chance às surpresas? Hoje em dia já existem agências que cuidam dessa escolha para você, como a Instaviagem, que só revela qual o seu destino uma semana antes de partir.

2. Passagens

        Foto: Unsplash

Existem alguns truques bastante conhecidos na internet para encontrar passagens aéreas mais em conta. Mas que tal ir um pouco mais além?

Já pensou em viajar de classe executiva ou mesmo de primeira classe? O Passageiro de Primeira é um site especializado em ensinar seus leitores que é possível acessar salas VIP e desfrutar de viagens na classe executiva ou na primeira classe sem pagar os valores altos que geralmente são praticados pelo mercado. Os tutoriais ensinam tudo e é possível até contratar consultorias particulares.

3. Planejamento Financeiro

Já dizia o velho ditado: quem converte não se diverte. Por isso, a melhor forma de se divertir mais é planejar o quanto você pretende gastar na viagem e ir adquirindo o montante em moeda estrangeira aos poucos, enquanto você acompanha as taxas de câmbio. 

        Foto: Pxhere

Se a ideia é curtir uma noite de jogos em Las Vegas, por exemplo, tenha uma projeção do quanto está disposto em gastar. Diante de novidades, podemos nos empolgar e acabar perdendo o controle, principalmente quando os resultados são favoráveis. Isso não significa que você deve evitar arriscar por medo de sair do eixo – aproveite sua viagem e saia do lugar comum. A internet está cheia de dicas para quem vai passar por alguma experiência pela primeira vez. Se o seu destino conta com casas de jogos, treinar um pouco em sites especializados como o cassino Betfair pode ser uma boa ideia para chegar sabendo aonde você está pisando.

Para montar seu orçamento, principalmente se você não conhece o destino, é interessante pesquisar quanto se gasta por dia, em média, com básicos como alimentação e transporte na região, além de separar um pouco para compras e eventuais emergências – nunca se sabe quando bate aquela enxaqueca e estamos sem remédio.

Com estes três primeiros passos, definir as atrações e o roteiro da sua viagem vai ficar muito mais fácil. É claro que ainda há muito mais por vir depois desta fase, mas costuma ser mais fácil. Boa viagem!